Tarcísio vota no interior de SP: “Fomos tomados pelo otimismo”
Tarcísio de Freitas, candidato bolsonarista pelo Republicanos, votou na manhã deste domingo em colégio de São José dos Campos
atualizado
Compartilhar notícia
O candidato do Republicanos ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, votou no fim da manhã deste domingo (30/10) em São José dos Campos, no interior paulista. Ele demonstrou confiança não apenas na vitória sobre o petista Fernando Haddad, mas também em uma virada do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Falei com o presidente hoje pela manhã, estamos em contato. Acho que está todo mundo muito otimista. Fomos tomados realmente pelo otimismo, com os números que nós temos. Fizemos o melhor, uma campanha limpa, uma campanha propositiva. Procuramos sempre apresentar o que nós pensamos para o estado de São Paulo e para o Brasil”, afirmou Tarcísio, após votar em um colégio na cidade para onde transferiu o Título de Eleitor com o objetivo de poder concorrer a governador pelo estado paulista. Ele nasceu no Rio de Janeiro e morava em Brasília.
O candidato foi votar a pé ao lado da mulher, dos filhos e do vice Felício Ramuth (PSD). Desceu, com mais de uma hora e meia de atraso, do prédio onde fica o apartamento que alugou para disputar a eleição. Questionado pelo Metrópoles sobre o episódio envolvendo a deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP), aliada dele, o ex-ministro bolsonarista não quis comentar. “Não vi exatamente o que aconteceu. Não acompanhei. Não tenho nada pra comentar”, disse Tarcísio.
Na tarde de sábado (29/10), Carla Zambelli apontou uma arma para um homem negro que, segunda ela, a teria xingado durante uma abordagem na capital paulista. Um segurança da parlamentar foi preso pela polícia por efetuar um disparo de arma de fogo durante a ação. Ninguém ficou ferido.
Campanha
Tarcísio chega ao dia decisivo da eleição com um ligeiro favoritismo sobre Haddad. Segundo pesquisa Datafolha divulgada no sábado (29/10), o candidato bolsonarista tem 53% dos votos válidos, contra 47% do petista.
Independentemente de quem sair vitorioso das urnas neste domingo, o resultado será um marco histórico na política paulista. São Paulo nunca elegeu um governador carioca, como Tarcísio, nem petista, como Haddad.
Tarcísio surpreendeu no primeiro turno ao avançar com sete pontos de vantagem sobre Haddad (42,3% a 35,7%), contrariando as pesquisas. Largou o segundo turno com amplo favoritismo, o que atraiu o apoio de quase todos os partidos que integravam a coligação do governador Rodrigo Garcia (PSDB), incluindo do próprio tucano, que ficou em terceiro lugar na disputa.
Nos últimos dias de campanha, Tarcísio se recolheu a fim de se preparar para o debate da TV Globo e evitar qualquer derrapada que ameaçasse seu favoritismo. Nesse sábado (29), o candidato bolsonarista encerrou a campanha com um ato em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, berço político do PT.