Super live de Bolsonaro tem exaltação ao governo e promessa de Guedes
Campanha do presidente e candidato à reeleição promete realizar transmissão com 22 horas de duração
atualizado
Compartilhar notícia
A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) misturou nomes da política, famosos e empresários para realizar uma “super live” no Youtube, a partir das 17h deste sábado (22/10). O candidato à reeleição participou da abertura da transmissão e depois seguiu para agendas em São Paulo.
A live, que terá 22 horas de duração e tem o objetivo de conquistar mais votos na reta final da campanha, chegou a ultrapassar um milhão de visualizações no momento em que o presidente participou, mas depois se manteve em patamares inferiores. A transmissão deve terminar às 14h deste domingo.
Ministros como Anderson Torres, Paulo Guedes e Fábio Faria focavam em exaltar os feitos do governo federal, como a deflação, a criação do Pix, a previsão de superávit e a redução de crimes violentos.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que os benefícios de aposentados e o salário mínimo terão reajustes acima da inflação caso o presidente seja reeleito. “Trabalhador, aposentado pensionista, confie no presidente Bolsonaro. É claro que, agora que vencemos a pandemia, vamos poder dar aumento acima da inflação”
Os ministros fizeram comparações com posicionamentos atribuídos ao Partido dos Trabalhadores (PT), de Luiz Inácio Lula da Silva, com frequência. O petista foi associado a temas como corrupção e liberação de drogas. Os participantes da transmissão também mencionaram, em alguns momentos, recentes decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que suspenderam canais bolsonaristas ou concederam direito de resposta a Lula.
Também participaram da live outros aliados de Bolsonaro, como os deputados eleitos Mario Frias (PL-SP) e Thiago Gagliasso (PL-RJ); o maquiador da primeira-dama, Agustin Fernandez, a atriz Karina Bacchi e parlamentares como Carla Zambelli (PL-SP), a deputada federal eleita Júlia Zanatta (PL-SC) e o empresário Roberto Justus.
Os participantes da transmissão também ressaltaram, em diferentes momentos, uma suavização da figura do presidente. Além disso, a virada na corrida presidencial foi dada como certa pelos apoiadores, que incentivaram os apoiadores a conversaram com a população indecisa para virar votos.
Bolsonaro diz que é “homem fóbico”
Quando ainda participava da live, o presidente Jair Bolsonaro negou que seja homofóbico. Aos risos, o candidato à reeleição disse que é, na verdade, “homem fóbico”. Ao longo de sua trajetória política, ele já deu várias declarações com cunho homofóbico. Em 2020, durante uma agenda no Maranhão, por exemplo, ele disse que o refrigerante rosa, tradicional do estado, é “boiolagem”.
Durante a live, o maquiador Agustin Fernandez, melhor amigo da primeira-dama Michelle Bolsonaro, apareceu para dar um abraço no presidente. A jornalista Carla Cecato, que tem feito a apresentação da campanha de Bolsonaro, então, disse: “Olha quem chegou para te dar um beijo. Ai meu Deus do céu. Depois dizem que é homofóbico. Não tem nada de homofóbico”.
“Eu sou homem fóbico”, declarou o presidente, aos risos. “Vê se eu gosto do Paulo Guedes?”, emendou.
Bolsonaro sobre acusações de homofobia: “Eu sou ‘homem fóbico’. Vê se eu gosto do Paulo Guedes”.
Candidato à reeleição promove como atividade de campanha uma live neste sábado (22).#Eleicoes2022 pic.twitter.com/PJV354NKzB
— Metrópoles (@Metropoles) October 22, 2022
Abertura com Neymar
A transmissão teve início com a participação do candidato à reeleição e o jogador Neymar Jr., da seleção brasileira e do Paris Saint-Germain. Bolsonaro agradeceu o apoio do jogador. “A gente vê muito artista famoso do mesmo lado [que o nosso]. Quando alguém fala que quer o outro [lado], é rapidamente bloqueado, atacado, perseguido”, afirmou o presidente.
Já Neymar disse que compartilha dos mesmo valores que o presidente e, por isso, decidiu expor sua posição publicamente.
“O que me motivou de expor, de lutar, são os valores que o presidente carrega que são bem parecidos comigo, com minha família, com tudo que a gente preza. Então, é a família que a gente preza, o nosso povo, são as nossas crianças. Vi que precisava desta força, precisava me posicionar, porque sei que ajudaria muita gente”, afirmou Neymar.
Neymar participa de live com Bolsonaro e reforça apoio ao candidato à reeleição.
“Seria tudo maravilhoso, né? Bolsonaro reeleito, Brasil campeão e todo mundo feliz”, afirmou o atacante da Seleção Brasileira.#Eleicoes2022 pic.twitter.com/7XGo07akyr
— Metrópoles (@Metropoles) October 22, 2022