SP: Tarcísio tem 50% das intenções de voto; Haddad, 40%, diz Datafolha
Levantamento ouviu 1.806 pessoas entre os dias 5 e de 7 outubro. Margem de erro é de dois pontos percentuais
atualizado
Compartilhar notícia
Nova pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (7/10) mostra o cenário de segundo turno para a disputa do governo do estado de São Paulo. Ex-ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece com 50% das intenções de voto. Já o ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT) tem 40%.
Branco e nulos são 6% e os eleitores que dizem não saber em quem votar são 4%. O levantamento ouviu 1.806 pessoas entre os dias 5 e 7 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SP-09303/2022.
Quando considerados os votos válidos, que excluem brancos/nulos e indecisos, Tarcísio tem 55% contra 45% de Haddad.
Os institutos de pesquisa foram alvo de críticas depois do resultado do primeiro turno das eleições, devido ao resultado divergente entre as pesquisas de véspera e os resultados reais. Em São Paulo, por exemplo, os levantamentos colocavam o petista Fernando Haddad à frente da disputa.
Tarcísio de Freitas, porém, conquistou 42,32% contra 35,70% do ex-prefeito. No Senado, também houve desfecho diferente no estado: Márcio França (PSB), líder nos levantamentos, perdeu a vaga para o ex-ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes (PL).
Aliados de Bolsonaro já colheram assinaturas para que uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) seja instalada para investigar os institutos de pesquisas, além de um projeto de lei assinado pelo líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR). O ministro da Justiça, Anderson Torres, também informou ter solicitado que a Polícia Federal (PF) investigue a atuação dos institutos.
Rejeição
Haddad é o candidato com maior rejeição pelo eleitorado paulista. Entre os entrevistados pelo Datafolha, 51% dizem que não votariam nele de jeito nenhum. Tarcísio de Freitas, por sua vez, é rejeitado por 39% dos paulistas.
Enquanto 36% dizem que votarão em Haddad com certeza, 12% afirmam que talvez votem no petista. Já em relação a Tarcísio, 45% votarão nele com certeza e 14% talvez votem.