metropoles.com

Senador cobra que TSE e Defesa atestem segurança das urnas eletrônicas

Parlamentar também pede que a Corte e a pasta tornem públicas as sugestões das Forças Armadas para aumentar segurança das urnas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
AlessandroVieria_Jefferson Rudy-Agência Senado
1 de 1 AlessandroVieria_Jefferson Rudy-Agência Senado - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) requereu, por meio de ofícios, que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério da Defesa tornem públicas as conclusões da Comissão de Transparência das Eleições (CTE) sobre a segurança das urnas eletrônicas. O pedido foi feito em razão de as Forças Armadas, que têm assento na comissão, terem enviado sugestões ainda desconhecidas de aprimoramento dos equipamentos de votação.

Nas peças, obtidas pelo Metrópoles, o parlamentar lembra nota divulgada no domingo (24/4) pelo ministro da Defesa, general Paulo Sérgio de Oliveira.

Na ocasião, o militar defendeu que a pasta apresentou “propostas colaborativas, plausíveis e exequíveis”, “calcadas em acurado estudo técnico realizado por uma equipe de especialistas, para aprimorar a segurança e a transparência do sistema eleitoral”.

Segundo o senador, o documento “leva a crer que teriam sido apontadas vulnerabilidades na coleta dos votos e na sua totalização”.

“Caso seja esse o efetivo cenário, solicito que confira publicidade a todas as aludidas propostas apresentadas, acompanhadas de suas respectivas justificativas técnicas, indicando o que foi apurado, qual o método empregado, quais as conclusões alcançadas pela comissão e, por fim, quais as providências tomadas, como forma de conferir transparência às discussões e solidificar o compromisso democrático das instituições, garantindo-se a segurança do processo eleitoral”, defende o tucano.

Leia a íntegra:

Ofício_40 TSE by Metropoles on Scribd

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?