Sem declarar apoio a Leite, Lula critica Onyx no RS: “Não é democrata”
Candidato do PT lembrou que o ex-ministro é a pessoa mais próxima de Jair Bolsonaro, seu adversário na disputa presidencial
atualizado
Compartilhar notícia
Em agenda de campanha em Porto Alegre (RS), nesta quarta-feira (19/10), o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que Onyx Lorenzoni (PL) não é a melhor escolha para o governo do estado. Sem declarar apoio a Eduardo Leite (PSDB), o petista lembrou que o ex-ministro é o candidato “mais comprometido com Bolsonaro” na disputa estadual.
“Eu acho que o povo tem que escolher aquela pessoa mais democrata, mais razoável e mais sensível às questões sociais, e não é o caso do Onyx. Pelo que eu conheço do Onyx, ele não é essa pessoa. Não é democrata nem sensível, além de ser a pessoa mais comprometida com Bolsonaro”, destacou o candidato do PT.
O Partido dos Trabalhadores, oficialmente, não pediu expressamente voto em Leite no segundo turno, mas defendeu “o combate sem tréguas ao bolsonarismo no Brasil e no Rio Grande através dos seus representantes – portanto, nenhum voto a Onyx”.
Questionado sobre o posicionamento do partido, Lula reforçou que a sigla no Rio Grande do Sul tem liberdade e autonomia pra tomar a decisão.
“Já tem várias pessoas do PT que declararam voto, não sei se favorável ao outro, mas contra o Onyx. Se o PT liberou o voto, é o que tem acontecido em outros estados. O PT tem autonomia para fazer o que bem entender aqui, menos eleger o Onyx”, finalizou.
Lula está em Porto Alegre para caminhada de cerca de 1km partindo do Largo dos Açorianos, acompanhado do vice na chapa, Geraldo Alckmin. A ex-presidente Dilma Rousseff também participa do evento. Antes do ato político, ele atendeu à imprensa no Hotel Plaza São Rafael.