metropoles.com

Segundo turno tem recorde histórico no número de votos: 124,1 milhões

A quantidade de eleitores que não foram às urnas caiu em relação ao 1º turno. A abstenção reduziu de 20,95% para 20,56%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente do TSE Alexandre de Moraes durante coletiva de imprensa sobre ações na eleição 2022 - Metrópoles
1 de 1 Presidente do TSE Alexandre de Moraes durante coletiva de imprensa sobre ações na eleição 2022 - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Brasil encerrou o pleito de 2022 com o maior número de votos em candidatos da história brasileira desde a redemocratização. Dos 156 milhões de eleitores aptos, 124,1 milhões, ou 75,8%, marcaram presença nas urnas.

As informações foram dadas pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, que proclamou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 99,8% das urnas apuradas. Lula teve 50,9% dos votos válidos, contra 49,1% de Jair Bolsonaro (PL), diferença de 2,1 milhões de votos.

O percentual de eleitores que não foram às urnas neste domingo (30/10) também surpreendeu: é menor do que o computado pelo TSE no primeiro turno. No dia 2 de outubro, 32,7 milhões de brasileiros não compareceram aos seus locais de votação, índice de 20,95%. Agora, dados da Corte Eleitoral apontam abstenção de 32,6 milhões, ou 20,56%.

“Em todas as eleições anteriores sempre houve aumento de abstenção do primeiro para o segundo turno. Este ano, caiu de 20,95%, no primeiro turno, e, no segundo turno, reduzimos para 20,56%. Houve diminuição ainda dos votos brancos e nulos. Tivemos hoje 75,8% do eleitorado votando, o maior percentual de votos da história republicana desde redemocratização do Brasil”, afirmou o presidente do TSE.

Abstenção

O índice se mostra menor também do que o registrado em 2018, quando a abstenção chegou a 21,3%, no pleito em que Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PL) disputavam a Presidência da República.

Alexandre de Moraes também comemorou a redução na quantidade de votos brancos e (1,43%) e nulos (3,16%). O total de 4,59%.

Estiveram na coletiva de imprensa o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; o PGR, Augusto Aras; o presidente em exercício do TCU, Bruno Dantas; e os ministros do STF: Luiz Fux, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso, Dias Toffolli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes e Edson Fachin.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?