metropoles.com

Segundo Paraná Pesquisas, diferença entre Lula e Bolsonaro seria de 3 pontos percentuais

Quando apenas os nomes de Lula e Bolsonaro foram apresentados aos entrevistados, Lula figurou com 47,4%. Bolsonaro alcançou 41,2%

atualizado

Compartilhar notícia

Yanka Romão/Arte/Metrópoles
lula e bolsonaro
1 de 1 lula e bolsonaro - Foto: Yanka Romão/Arte/Metrópoles

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas, publicado nesta terça-feira (13/9), diz que 39,6% do eleitorado brasileiro pretende votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito de outubro. O atual presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), aparece com 36,5%. Ou seja, três pontos percentuais separariam os principais concorrentes na corrida pelo cargo.

Em terceiro lugar na análise, aparece Ciro Gomes (PDT), com 7,4%. Em seguida, Simone Tebet (MDB), que tem 4,7%. Os outros candidatos não obtiveram 1%. Brancos e nulos somam 6%, e os que não sabem ou não responderam foram 4%. Os dados são do cenário estimulado, quando a lista dos candidatos é apresentada aos entrevistados.

Em comparação com o levantamento anterior, divulgado em 6 de setembro, Lula teria variado de 40,2% para 39,6%, agora. Bolsonaro teria ido de 36,4% para 36,5%, neste momento. Ou seja, segundo o Paraná Pesquisas, ambos oscilaram dentro da margem de erro.

Desde a primeira divulgação do instituto, em maio deste ano, a variação tem sido pequena. O petista, naquela época, apresentou 40%, enquanto o atual mandatário teve 35,2%.

Em um segundo cenário estimulado, em que apenas os nomes de Lula e Bolsonaro foram apresentados aos entrevistados, o petista figurou com 47,4%, enquanto Bolsonaro alcançou 41,2%. Os que disseram não saber ou não responderam corresponderam a 3,6%, enquanto os que declararam voto branco ou nulo foram 7,9%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando não são oferecidos nomes de candidatos aos entrevistados, Lula (com 32%) e Bolsonaro (com 30%) estão tecnicamente empatados. Nesse panorama, Ciro Gomes obteve 4% das intenções de voto, e Simone Tebet figurou com 2,1%.

Dos entrevistados, 26% disseram não saber ou não responderam. Aqueles que optaram pelas hipóteses ninguém/branco/nulo correspondem a 5,4%.

O levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-05388/2022, consultou, de maneira presencial, 2.020 eleitores, em 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 8 e 12 de setembro de 2022. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança, de 95%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?