São Paulo: Haddad tem 35%; Tarcísio sobe e chega a 21%, diz Datafolha
Nova pesquisa do instituto aponta crescimento de Tarcísio e queda de Haddad. A diferença entre eles caiu de 22 pontos percentuais para 14
atualizado
Compartilhar notícia
O instituto de pesquisas Datafolha divulgou, nesta quinta-feira (1º/9), levantamento de intenções de voto para o governo de São Paulo.
O candidato do PT, Fernando Haddad, manteve a liderança na disputa, com 35% em primeiro turno. Entre os mais apontados pelos entrevistados, Haddad é seguido por Tarcísio de Freitas (Republicanos), que teve 21%, e por Rodrigo Garcia (PSDB), que atingiu 15% da preferência dos eleitores.
A distância entre Haddad e Tarcísio diminuiu em relação ao último levantamento do instituto. Haddad tinha 38% há duas semanas. Nesse período, Tarcísio cresceu de 16% para 21%. Ou seja, a diferença que antes era de 22 pontos percentuais caiu para 14.
Veja os percentuais dos demais candidatos: Carol Vigliar (UP): 2%, Gabriel Colombo (PCB): 1%, Elvis Cezar (PDT): 1%, Vinicius Poit (Novo): 1%, Altino (PSTU): 1%; e Edson Dorta (PCO): 1% e Antonio Jorge (DC): 1%.
Brancos e nulos somaram 12% e os indecisos, 10%. A quantidade de pessoas que declaravam votar branco ou nulo caiu de 17% para 12% em um mês.
A pesquisa Datafolha, contratada pela Folha e pela TV Globo, ouviu 1.808 pessoas entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, em 74 municípios paulistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-04954/2022.
Espontânea e 2° turno
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos eleitores, Haddad tem 17%; Tarcísio, 13% e Rodrigo Garcia, 5%.
Em um eventual segundo turno estimulado entre Haddad e Tarcísio, o petista teria 51% e o republicano, 36%. Haddad, na pesquisa anterior, tinha 53% das intenções de voto e oscilou, dentro da margem de erro, 2 pontos percentuais. Tarcísio cresceu 5 pontos percentuais.
Presidente, governador e senador: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022.