metropoles.com

Salomão: “CNJ vai atuar na prevenção de atos violentos nas eleições”

Segundo o novo corregedor nacional de Justiça, O Conselho definirá regras de atuação de juízes nas eleições ainda neste semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ministro Luis Felipe Salomão Corregedor Nacional de Justiça, no CNJ durante entrevista
1 de 1 Ministro Luis Felipe Salomão Corregedor Nacional de Justiça, no CNJ durante entrevista - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O novo corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, afirmou que o início de sua gestão vai focar na prevenção de manifestações violentas no período eleitoral. Ele tomou posse no Conselho Nacional de Justiça em cerimônia nesta terça-feira (30/8). Leia sobre a posse mais abaixo.

O magistrado disse que tem conversado com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como Luiz Fux, que preside a Corte atualmente, e Rosa Weber, que deve assumir o comando do Supremo no próximo mês.

“A principal prioridade no momento é nos prepararmos para fazermos uma eleição bem tranquila. Manifestação, realmente, é livre, ainda mais manifestação cívica. Ela deve ser prestigiada. O problema é quando isso descamba para atos de violência”, afirmou Salomão durante coletiva de imprensa. “Temos conversado […] para adotarmos algumas medidas preparatórias para contribuir naquilo que os juízes podem fazer para a normalidade desse período também pré-eleição.”

6 imagens
1 de 6

2 de 6

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 6

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 6

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 6

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 6

Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem convocado manifestações políticas para o 7 de Setembro, data em que convida apoiadores do seu governo a “irem às ruas uma última vez” em defesa pela democracia e pela liberdade. O atual titular do Palácio do Planalto, que tenta a reeleição, deve participar de atos em Brasília e em Copacabana (RJ).

Na entrevista desta terça, Salomão disse que o CNJ deve definir, ainda nesta semana, as regras para a atuação de juízes no período eleitoral. “Há uma preocupação grande com esse tipo de manifestação [política por parte de juízes]. A gente vai justamente regrar preventivamente está atuação dos juízes, retirando todo o viés político-partidário, examinando formas de atuação em conjunto com o Ministério Público em algumas situações”, disse.

Salomão no CNJ

A posse de Luis Felipe Salomão no CNJ contou com a presença dos chefes dos Três Poderes. Ele substitui a ministra Maria Thereza de Assis Moura, que assumiu o comando do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na semana passada.

Salomão foi nomeado pela Presidência da República para comandar a Corregedoria Nacional de Justiça após ter a sua indicação aprovada por ampla maioria no Plenário do Senado Federal – antes, ele foi eleito por unanimidade pelo plenário do STJ.

Natural de Salvador, Luis Felipe Salomão é ministro do STJ desde 2008, com expressiva participação como relator de diversos precedentes relevantes para a consolidação da jurisprudência do Tribunal da Cidadania – especialmente nos julgamentos relacionados ao direito privado.

7 imagens
1 de 7

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 7

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 7

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 7

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 7

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 7

Igo Estrela /Metrópoles
7 de 7

Igo Estrela/Metrópoles

Atualmente, ele preside a Quarta Turma do STJ e é membro da Corte Especial e da Segunda Seção do tribunal. Salomão já atuou como promotor de Justiça em São Paulo e também por concurso público. Ele ingressou na magistratura como juiz substituto. Também Foi juiz titular da 2ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro e desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

Além de ministro do STJ, Salomão foi ministro encarregado da propaganda eleitoral nas eleições presidenciais de 2018 e corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas últimas eleições municipais, em 2020.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?