Eleições 2022: siga ao vivo votação, apuração e resultados do 2º turno
A partir das 10h, Metrópoles transmite ao vivo cobertura completa do 2º turno das eleições 2022, com participação de convidados e colunistas
atualizado
Compartilhar notícia
O Metrópoles tem uma programação especial, ao vivo, neste domingo (30/10), para acompanhar a votação e a apuração dos resultados do 2º turno das eleições 2022.
A transmissão do Boletim Metrópoles Eleições 2022 será no YouTube, Facebook, Twitter e Tik Tok, a partir das 10h, e não tem hora para acabar.
A partir das 17h, os internautas poderão acompanhar em tempo real a apuração, voto a voto.
Estão em jogo o cargo para presidente da República, disputado entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), e de governadores de 12 estados.
São eles: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Assista ao Boletim Especial Eleições 2022:
Cobertura
Os âncoras Larissa Alvarenga, Luiz Prisco, Rafael Campos e Isadora Teixeira vão se revezar no comando da programação, com os colunistas Igor Gadelha, Guilherme Amado, Ricardo Noblat, Mario Sabino, Rodrigo Rangel, Gustavo Zucchi e Paulo Cappelli.
Entre os convidados estão os cientistas políticos Carlos Pereira, Juliana Fratini, Eduardo José Grin, Noemi Lopes, Frederico Bertholini, Rafael Favetti, além de Luiz Fernando Casagrande Pereira, da Abradep.
Além deles, uma equipe de repórteres estará nas ruas acompanhando candidatos e os eleitores. Eles vão participar com entradas ao vivo, com apoio de mochilinks.
Setoristas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) também vão trazer informações em tempo real.
A cobertura contará com esclarecimentos e prestação de serviços para os eleitores, agenda dos candidatos, movimento nos pontos de votação, checagem de fatos, pesquisas, análises e a transmissão da apuração ao vivo, com dados do TSE.
Trará informações de todo o Brasil e do exterior.
Eleições 2022
Neste domingo, os brasileiros participam da sexta eleição presidencial consecutiva em segundo turno.
De acordo com dados da apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no primeiro turno, Lula teve 57.259.504 de votos (o que corresponde a 48,43% dos votos válidos), e Bolsonaro, 51.072.345 de votos (43,20%).
Mais de 156 milhões de cidadãos são esperados nas mais de 496 mil seções eleitorais espalhadas em todo o território nacional e no exterior.
O transporte coletivo de graça está liberado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em todos esses estados. A medida é uma tentativa de reduzir a abstenção e dar igual oportunidade para que todos os cidadãos aptos participem do pleito.
Confira os candidatos em cada estado:
Alagoas: Paulo Dantas (MDB) X Rodrigo Cunha (União Brasil)
Amazonas: Wilson Lima (União Brasil) X Eduardo Braga (MDB)
Bahia: ACM Neto (União Brasil) X Jerônimo Rodrigues (PT)
Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB) X Manato (PL)
Mato Grosso do Sul: Capitão Contar (PRTB) X Eduardo Riedel (PSDB)
Paraíba: João Azevedo (PSB) X Pedro Cunha Lima (PSDB)
Pernambuco: Marília Arraes (Solidariedade) X Raquel Lyra (PSDB)
Rio Grande do Sul: Eduardo Leite (PSDB) X Onyx Lorenzoni (PL)
Rondônia: Coronel Marcos Rocha (União Brasil) X Marcos Rogério (PL)
Santa Catarina: Jorginho Mello (PL) X Décio Lima (PT)
Sergipe: Rogério Carvalho (PT) X Fábio (PSD)
São Paulo: Fernando Haddad (PT) X Tarcísio de Freitas (Republicanos)
2º turno das eleições 2022
Segundo a Constituição brasileira, o que define a necessidade de realização de segundo turno é a adoção do critério da maioria absoluta de votos, característico do chamado sistema eleitoral majoritário de dois turnos.
Por esse critério da maioria absoluta, para vencer a eleição, não basta que um candidato tenha mais votos que seus adversários.
Ele precisa acumular mais da metade dos votos válidos, ou seja, excluídos os votos em branco e os nulos, para ser eleito, em primeiro ou em segundo turno.
Uma vez obtida maioria absoluta dos votos válidos já em primeiro turno, o candidato é eleito, e a realização de um segundo turno não se faz necessária.
Em caso de o pleito não ser concluído nesta primeira etapa, vão para o segundo turno apenas os dois candidatos mais votados no primeiro turno.
Regras das eleições 2022
No Brasil, o voto é obrigatório para todos os brasileiros com idade entre 18 e 70 anos. Para isso, é necessário que o eleitor separe um documento com foto e saiba a sua zona e seção de votação.
São aceitos documentos como passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, carteira de trabalho ou de habilitação, carteira de identidade e certificado de reservista.
O eleitor não precisa apresentar o Título de Eleitor, digital ou impresso, mas é necessário saber o seu local de votação.
Caso o cidadão tenha perdido o documento, basta consultar a sua zona eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e fazer a consulta por nome, data de nascimento e nome da mãe.