metropoles.com

Republicanos vence em SP e TO e governará para 35 milhões de eleitores

Partido elegeu apenas dois governadores, mas soma mais eleitores por vencer em São Paulo, maior colégio eleitoral do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Metrópoles
Testes das urnas eletrônicas no TSE
1 de 1 Testes das urnas eletrônicas no TSE - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

O Republicanos é o partido que vai governar para mais eleitores após o resultado do segundo turno das eleições deste domingo (30/10). A legenda venceu a disputa estadual em São Paulo, com Tarcísio de Freitas, e em Tocantins, com Wanderlei Barbosa. Somados, os estados somam 35,7 milhões de eleitores.

A primeira fase da corrida pelos governos estaduais terminou com o Partido dos Trabalhadores (PT) à frente das outras legendas, com três eleitos já no primeiro turno, que ocorreu no último dia 2 de outubro.

Os petistas levaram a melhor no Ceará, com Elmano de Freitas, no Piauí de Rafael Fonteles, e no Rio Grande do Norte, onde reelegeu Fátima Bezerra. No segundo turno, também elegeu Jerônimo Rodrigues, na Bahia. Com isso, a legenda governará para 23 milhões de eleitores.

O União Brasil levou a melhor em quatro estados, mas não acumula um eleitorado expressivo: 10 milhões.

O número é menor que em partidos como o Novo e o PL, que apesar de elegerem representantes em menos Unidades da Federação, concentram um grande número de eleitores por vencer em Minas Gerais, que tem 16 milhões de eleitores, e Rio de Janeiro, com 12 milhões.

Confira o ranking de partidos por eleitores

  1. Republicanos – 35.761.796
  2. PT – 23.240.738
  3. PL – 18.316.954
  4. PSDB – 18.080.981
  5. Novo – 16.290.870
  6. PSB – 11.056.189
  7. União Brasil – 10.745.599
  8. MDB – 10.611.013
  9. PSD – 10.147.433
  10. PP – 954.673
  11. Solidariedade – 550.687

Eleição de 2018

Há quatro anos, o PSDB e o PT foram os estados que concentraram os maiores eleitorados, com 43 milhões e 21 milhões, respectivamente. Apesar de ter vencido em menos estados — três contra quatro dos petistas —, os tucanos elegeram João Dória em São Paulo, maior colégio eleitoral do país e, por isso, tiveram vantagem numérica. Os outros estados em que o PSDB levou a melhor foram Mato Grosso do Sul, com Reinaldo Azambuja, e Rio Grande do Sul, de Eduardo Leite.

Enquanto isso, o PT elegeu Fátima Bezerra no Rio Grande do Norte, Wellington Dias no Piauí, Camilo Santana no Rio de Janeiro e Rui Costa na Bahia, quarto estado com mais eleitores aptos a votarem em 2018.

Em 2018, o DEM, que se dissolveu para formar o União Brasil, conquistou dois estados: Goiás, com Ronaldo Caiado, e Mato Grosso, com Mauro Mendes, somando 6 milhões de eleitores. Por sua vez, o PSL elegeu três governadores: Coronel Marcos Rocha, em Rondônia; Antonio Denarium, em Roraima; e Comandante Moisés, em Santa Catarina, que juntos, também totalizaram 6 milhões.

O Novo conquistou apenas um governo estadual, mas figura em terceiro lugar no ranking, com 15 milhões. Isso porque Minas Gerais, onde Romeu Zema se saiu melhor, tem o segundo maior eleitorado do país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?