Republicanos confirma Hamilton Mourão como candidato ao Senado pelo RS
Vice-presidente da República estará na chapa que tem Onyx Lorenzoni (PL) na disputa pelo governo do estado
atualizado
Compartilhar notícia
O partido Republicanos oficializou, neste sábado (23/7), a candidatura do vice-presidente Hamilton Mourão ao Senado pelo estado do Rio Grande do Sul. A decisão foi anunciada durante convenção estadual da sigla na Câmara dos Vereadores de Porto Alegre.
O general faz parte da chapa que tem Onyx Lorenzoni (PL) na disputa pelo governo do estado. Mourão já havia anunciado a pré-candidatura a senador em fevereiro deste ano. Esta é a primeira vez que o partido lança um candidato ao Senado no RS.
Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022
“Estamos aqui hoje porque temos fé. Sabemos que existe um ser maior que olha por todos nós. Acreditamos no nosso destino e que nós podemos fazer com que o Estado seja melhor que o Rio Grande do Sul possa ser. Um Estado acolhedor, com geração de emprego e renda para todos os gaúchos e gaúchas”, disse o candidato.
Mais tarde, ele divulgou a decisão nas redes sociais:
Tive o prazer de estar presente, neste sábado (23), na Convenção do meu partido – Republicanos/RS, ao lado de muitos dos meus colegas, conversando, trocando ideias e pensando no melhor para o nosso amado Rio Grande.
Saio da Convenção CANDIDATO AO SENADO pelo Rio Grande do Sul. pic.twitter.com/pMIHvbT4jk— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) July 23, 2022
Bolsonaro e Mourão
O presidente Jair Bolsonaro e o atual vice-presidente têm se afastado ao longo do governo. Em junho, Mourão chegou a dizer que “sente falta” de se reunir com o mandatário do país.
Em três anos de governo, o general e o capitão reformado do Exército têm tido várias posições diferentes — o que, segundo interlocutores, não tem agradado o chefe do Executivo.
Logo que o presidente Jair Bolsonaro (PL) começou a demonstrar sua insatisfação com Hamilton Mourão, o atual vice-presidente passou a articular sua candidatura ao Senado Federal pelo estado do Rio Grande do Sul.
Prestes a deixar o PRTB e se filiar ao Republicanos, o general do Exército começou a se reunir com parlamentares do futuro partido e do PP desde abril de 2021. É o que mostra levantamento do Metrópoles com base na agenda do vice-presidente.
Convenções partidárias
As convenções partidárias são reuniões de filiados para escolha de candidatos e oficialização de coligações com o intuito de disputar um cargo eletivo. A definição ocorre por meio de decisão dos filiados, podendo acontecer mediante votação ou aclamação.
Os eventos também marcam a confirmação de candidaturas que tentam uma cadeira no Congresso Nacional, nos Executivos estaduais e nas Assembleias Legislativas. Conforme definido pela legislação, as cerimônias podem ocorrer de 20 julho a 5 de agosto.
Vale ressaltar que a legislação eleitoral veda a candidatura avulsa até em casos em que a pessoa está filiada a um partido político. Passado o período das convenções, as legendas terão até 15 de agosto para registrar seus candidatos no TSE. A partir de 16 de agosto, inicia-se, oficialmente, a campanha eleitoral.