RealTime Big Data: no RS, Leite lidera com 36%; Lorenzoni tem 27%
Levantamento divulgado nesta sexta-feira (23/9) aponta o ex-governador e o ex-ministro isolados dos demais postulantes
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa RealTime Big Data divulgada nesta sexta-feira (23/9) aponta o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) na liderança da disputa pelo governo do estado, com 36% das intenções de voto. Em segundo lugar, o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) aparece com 27%.
Em seguida, estão Edegar Preto (PT), com 12%, e Luís Carlos Heinze (PP), com 4%. Heinze aparece em empate técnico dentro da margem de erro com Vieira da Cunha (PDT), com 2%; Argenta (PSC), com 2% e Ricardo Jobim (Novo), com 1%. Os demais candidatos não pontuaram.
Brancos e nulos somaram 6%. Outros 10% disseram que não sabem em quem votarão. Os dados são referentes à pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.
Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
Em relação ao levantamento anterior, divulgado no início deste mês, Eduardo Leite saiu de 31% para 36%, enquanto Lorenzoni oscilou dentro da margem de erro, passando de 26% para 27%. Na última sondagem, os dois candidatos estavam em empate técnico.
Espontâneo
No cenário espontâneo, quando as opções não são mostradas ao eleitor, 39% responderam que não sabem em qual candidato vão votar. Leite tem 23% das intenções de voto, seguido por Lorenzoni, com 18%. Pretto aparece com 7%; e Heinze 2%. Outros candidatos somaram 3%. Brancos e nulos são 8%.
A pesquisa foi registrada sob o número RS-09260/2022 e ouviu 1.000 pessoas, nos dias 21 e 22 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.