RealTime Big Data: na PB, João tem 29%; três estão empatados em 2°
Levantamento divulgado pelo instituto nesta terça-feira (23/8) aponta o candidato à reeleição na dianteira pelo governo do estado
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa RealTime Big Data divulgada nesta terça-feira (23/8) mostra o governador João Azevêdo (PSB), candidato à reeleição, na liderança da disputa ao governo da Paraíba, com 29% das intenções de voto.
Em seguida, outros três candidatos aparecem em empate técnico, dentro da margem de erro: Nilvan Ferreira (PL), com 15%; e Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano (MDB), ambos com 14%.
Os números fazem parte pesquisa estimulada, na qual os entrevistadores apresentam uma lista de candidatos ao eleitor. Na sequência, aparecem Major Fábio (PRTB) e Adjany Simplicio (PSol), com 1% das intenções cada um. Os demais candidatos não pontuaram.
Brancos e nulos somaram 12%; outros 14% dos entrevistados estão indecisos, não souberam ou não responderam.
Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
No cenário espontâneo, João Azevêdo (PSB) aparece com 20%. Os três empatados aparecem com um índice menor que no cenário estimulado: Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano (MDB) têm 7%, Nilvan Ferreira (PL) aparece com 5%. O percentual de entrevistados que estão indecisos ou não souberam responder é de 47%.
Em seguida, Cássio Cunha Lima (PSDB) e Ricardo Coutinho (PT) aparecem com 1%. Brancos e nulos somaram 12%.
Quando associados aos presidenciáveis, o cenário tem alterações. Veneziano, com apoio do candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio da Silva (PT), aparece com 29%. João Azevedo aparece em segundo lugar, com 25%. Em seguida, aparece Nilvan Ferreira (PL), apoiado por Jair Bolsonaro, com 23%.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado por telefone com 1.500 eleitores da Paraíba, entre os dias 20 a 22 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PB-03455/2022.