RealTime Big Data: Moro tem 31% e Álvaro Dias, 26% para o Senado no PR
Ex-juiz aparece cinco pontos à frente do atual senador Álvaro Dias (Podemos), candidato à reeleição, o que caracteriza empate técnico
atualizado
Compartilhar notícia
Segundo pesquisa TV Record/RealTime Big Data, divulgada nesta quinta-feira (21/7), o ex-ministro da Justiça e ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) lidera as intenções de voto para o Senado Federal pelo Paraná, numericamente à frente do senador Alvaro Dias (Podemos), candidato à reeleição.
Em um dos cenários, Moro tem 31% das menções e Dias, 26%, cinco pontos de diferença. Como a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, Moro oscila de 28% a 34% e Dias, de 23% a 29%, o que configura situação de empate técnico. Em um terceiro cenário que não inclui Dias, Moro chega a 41%.
Neste ano, há apenas uma vaga de senador em disputa por estado.
Cenário 1
- Sergio Moro (União Brasil) – 31%
- Álvaro Dias (Podemos) – 26%
- Dr. Rosinha (PT) – 7%
- Paulo Martins (PL) – 5%
- Aline Sleutjes (Pros) – 2%
- Guto Silva (PP) – 1%
- Desiree Salgado (PDT) – 1%
- Valdir Rossoni (PSDB) – 1%
- Orlando Pessuti (MDB) – 0%
- Elton Bars (PCdoB) – 0%
- Brancos/nulos – 11%
- Não sabem/não responderam – 16%
Cenário 2
- Sergio Moro (União Brasil) – 32%
- Álvaro Dias (Podemos) – 27%
- Aline Sleutjes (Pros) – 4%
- Guto Silva (PP) – 2%
- Desiree Salgado (PDT) – 1%
- Brancos/nulos – 14%
- Não sabem/não responderam – 20%
Cenário 3
- Sergio Moro (União Brasil) – 41%
- Paulo Martins (PL) – 6%
- Aline Sleutjes (Pros) – 5%
- Guto Silva (PP) – 3%
- Desiree Salgado (PDT) – 2%
- Brancos/nulos – 19%
- Não sabem/não responderam – 24%
Moro chegou a se filiar ao partido de Dias para a disputa eleitoral deste ano, mas acabou desistindo de concorrer ao Palácio do Planalto. Em seguida, ele migrou ao União Brasil. A pesquisa é estimulada, ou seja, os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores.
Foram ouvidos 1.500 eleitores, por telefone, entre os dias 19 e 20 de julho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código PR-06745/2022. Segundo o instituto, o nível de confiança do levantamento é de 95%.
Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022
Governo
A RealTime Big Data também fez simulações para a disputa ao governo. O candidato à reeleição, Ratinho Júnior (PSD), está à frente na disputa, com 43% das intenções de voto, ante 16% do ex-senador e ex-governador Roberto Requião (PT).
Na sequência, aparecem o atual senador Flávio Arns (Podemos), com 6%; César Silvestri Filho (PSDB), 2%; e Ângela Machado (PSOL), 1%. Solange Ferreira Bueno (PMN) e Zé Boni (Agir 36) não pontuaram.
Brancos e nulos somaram 14%; 18% disseram não saber ou não responderam à pesquisa. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Nesse cenário, Ratinho Júnior seria reeleito em primeiro turno, considerando que ele tem mais pontos percentuais do que a soma de todos os outros candidatos.
Não foram simulados cenários de segundo turno para o governo do estado.