RealTime Big Data: Haddad lidera disputa ao governo de SP com 34%
Tarcísio de Freitas e Rodrigo Garcia têm empate no segundo lugar, ambos com 20% das intenções de voto para o governo do estado
atualizado
Compartilhar notícia
Dados da pesquisa RealTime Big Data, divulgados nesta segunda-feira (22/8), apontam que Fernando Haddad (PT) tem 34% das intenções de voto para o governo de São Paulo, liderando a disputa. Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB), atual governador do estado, têm 20%.
Os números correspondem ao cenário estimulado, quando o eleitor escolhe um candidato de uma lista apresentada pelos pesquisadores.
Os dados desta segunda apontam estabilidade em comparação com a última pesquisa, divulgada em 3 de agosto. No início do mês, Haddad tinha 33% das intenções de voto, Tarcísio, 20%, e Garcia, 19%.
Vinícius Poit (Novo) registrou 2% das intenções de voto, e Elvis Cezar (PDT), 1%. Demais nomes da disputa eleitoral, como Gabriel Colombo (PCB), Altino (PSTU), Edson Dorta (PCO), Carol Vigliar (UP) e Antonio Jorge (DC) não pontuaram.
Entre os entrevistados, 12% afirmaram que votariam branco ou nulo. Outros 11% não responderam ou admitiram não saber em qual candidato votariam.
Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
Outros cenários
A pesquisa também apontou as intenções de voto em um cenário que desconsidera votos nulos, brancos ou respostas de eleitores que não escolheram um candidato para a disputa eleitoral.
Nesta situação, Haddad também lidera a corrida, com 44% das intenções de voto. Tarcísio de Freitas e Rodrigo Garcia também têm empate técnico neste cenário, com 26% das intenções de voto.
No cenário espontâneo, quando não é apresentada uma lista de candidatos aos eleitores, a maior parte dos entrevistados, 46%, disseram não saber ou não responderam em quem votariam.
Outros 19% afirmaram que votariam branco ou nulo. Neste cenário, Haddad ficou com 13% das intenções de voto. Tarcísio computou 10%, e Rodrigo Garcia, 8%.
A pesquisa, encomendada pela TV Record, ouviu 2 mil eleitores de São Paulo entre os dias 19 e 20 de agosto, por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos, com nível de confiança de 95%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-00604/2022.