RealTime Big Data: em Minas Gerais, Zema soma 45% e Kalil alcança 36%
Zema oscilou negativamente um ponto percentual em comparação com o último levantamento, quando marcou 46%. Já Kalil passou de 34% para 36%
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa RealTime Big Data, divulgada nesta sexta-feira (16/9), aponta o atual governador de Minas Gerais e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), como líder na disputa pelo governo do estado, com 45% das intenções de voto. O principal adversário, Alexandre Kalil (PSD), ex-prefeito de Belo Horizonte, pontuou 36% e continua em segundo lugar.
Zema oscilou negativamente um ponto percentual em comparação com o último levantamento, de 19 de agosto, quando marcou 46%. Kalil também se manteve dentro da margem de erro — de três pontos percentuais — e passou de 34% para 36%.
Os resultados são referentes à pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado. Nesse cenário, Carlos Viana (PL) teve 9%, Marcus Pestana (PSDB), 2%, e Lorene Figueiredo (PSol), 1%. O restante dos candidatos não pontuou. Os brancos e nulos somaram 4%, enquanto 3% não sabem em quem vão votar ou não responderam.
Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
Espontânea e segundo turno
Na pesquisa espontânea, na qual os nomes não são apresentados, Zema continua na liderança, com 27% contra 16% de Kalil. Viana pontuou 4% e Pestana, 1%. Outras menções somaram 3%. Os que não sabem em quem votar são 39%, e 10% disseram votar em branco ou nulo.
O levantamento também mediu as intenções de voto para o segundo turno. De acordo com a sondagem, Zema levaria por 49% ante 42% de Kalil.
A pesquisa ouviu 1.200 pessoas ente 14 e 15 de setembro e está registrada na Justiça Eleitoral sob número: MG-03878/2022. O nível de confiança é de 95%.