RealTime Big Data: Castro lidera com 36% no Rio; Freixo tem 24%
Disputa se manteve estável com os dois candidatos ao governo do Rio de Janeiro oscilando dentro da margem de erro
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa RealTime Big Data de intenções de voto para o governo do Rio de Janeiro, divulgada nesta segunda-feira (19/9), aponta que o atual chefe do Executivo estadual e candidato à reeleição, Cláudio Castro (PL), manteve a liderança na disputa, com 36%. O adversário Marcelo Freixo (PSB) aparece com 24%.
Os dois candidatos oscilaram dentro da margem de erro — de três percentuais — em relação ao levantamento anterior, de 23 de agosto. Enquanto Castro, que tinha 32%, oscilou dois pontos percentuais positivamente, Freixo, antes com 22%, caiu.
Os dados são referentes ao levantamento estimulado, em que uma lista com nomes dos postulantes é apresentada ao entrevistado. Nesse cenário, Rodrigo Neves (PDT) aparece em terceiro lugar, com 8%. O outros candidatos não passaram de 3%.
Além disso, 13% dos que responderam à pesquisa não sabem em quem vão votar, enquanto 10% disseram votar em branco ou nulo.
Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
Já na sondagem espontânea, na qual os nomes não são listados, Castro ainda encabeça a corrida, com 24%, ante 14% de Freixo. Os que não souberam ou não responderam são 39%. Brancos e nulos somam 15%.
O levantamento também mediu as intenções de voto para o segundo turno. Em um cenário entre Castro e Freixo, a sondagem aponta que o atual governador seria reeleito com 47% contra 34% do adversário.
Senado
Já na briga por uma cadeira ao Senado, na liderança da disputa está o candidato à reeleição Romário (PL), com 27% de preferência dos eleitores. Em seguida, aparecem Alessandro Molon (PSB), com 14%, Daniel Silveira (PTB), que teve a candidatura indeferida e Clarissa (União Brasil), 10% cada, André Ceciliano (PT), 8% e Cabo Daciolo (PDT), com 7%.
O instituto ouviu 1.200 pessoas entre 16 e 17 de setembro. A margem de erro para a sondagem é de três pontos percentuais para mais ou menos. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob código RJ-06910/2022.