RealTime Big Data: Castro amplia vantagem sobre Freixo no Rio
O atual governador aparece com 32% das intenções de voto, contra 22% do deputado; diferença saiu de 7 pontos percentuais para 10
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa Real Time Big Data de intenção de votos para o governo do Rio de Janeiro, divulgada nesta terça-feira (23/8), mostra o governador Cláudio Castro (PL) na dianteira da corrida eleitoral, com 32%. Na sequência, aparece o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), com 22%.
No levantamento de julho, Castro, que é o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), tinha 31% e Freixo, que conta com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 24%. Isso significa que a vantagem do governador sobre o deputado subiu de sete pontos percentuais para 10.
Em terceiro lugar, Rodrigo Neves (PDT) tem 8% no estudo atual. Em seguida, o deputado Paulo Ganime (Novo) e o ex-governador Wilson Witzel (PMB) têm 3%, cada, e Cyro Garcia (PSTU) 2% das intenções de voto. Os demais candidatos não pontuaram.
Brancos e nulos são 13% do total de eleitores, enquanto 16% ainda estão indecisos quanto ao voto. Os números são referentes à pesquisa estimulada, quando os candidatos são apresentados ao entrevistado.
No cenário espontâneo (quando os nomes não são apresentados e vêm da cabeça do eleitor), Castro se mantém na frente, com 16%, seguido por Freixo, com 11%.
Neves e Anthony Garotinho, que não irá disputar, têm 2% cada um.
Brancos e nulos somam 17% nessa versão e não sabem ou não responderam 51%.
Presidente, governador e senador: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
Segundo turno
A pesquisa também captou cenários de possível segundo turno. Entre Castro e Freixo, o atual ocupante do Palácio da Guanabara venceria Freixo por 43% a 32%. Castro também venceria Neves (45% x 28%). Já entre Freixo e Neves, o primeiro ganharia por uma margem apertada: 34% a 32%.
Senador
O levantamento ainda pesquisou a intenção de voto para a única vaga de senador disponível por estado nas eleições de 2022.
O atual senador Romário (PL) tem 22%, seguido pelo deputado Alessandro Molon (PSB), com 15%. Em seguida aparecem: Cabo Daciolo (PDT), com 10%; Daniel Silveira (PDT), com 9%; Clarissa (União), com 8%; André Ceciliano (PT), com 5%; e Itagiba (Avante), com 1%.
Silveira enfrenta um pedido de impugnação feito pelo Ministério Público Eleitoral em decorrência da condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Outros candidados ao Senado não pontuaram. Brancos e nulos somam 13% e 17% não souberam ou não responderam.
A pesquisa foi realizada por telefone com 2.000 eleitores do estado do Rio, entre os dias 20 a 22 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-06275/2022.