Rafael Fonteles sobe e empata com Silvio Mendes no Piauí, diz Ipec
A consulta ouviu 800 pessoas entre 28 e 30 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa Ipec (antigo Ibope) feita com eleitores do Piauí e divulgada nesta sexta-feira (30/9) aponta Silvio Mendes (União Brasil, foto em destaque) com 48% dos votos válidos e Rafael Fonteles (PT) com 47%, o que indica um empate técnico dentro da margem de erro, de três pontos percentuais.
A contagem desconsidera brancos, nulos e indecisos. Para vencer no primeiro turno, o candidato precisa ter 50% dos votos válidos mais um. Se a conjuntura se mantiver, a disputa será decidida no segundo turno, marcado para 30 de outubro.
Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
No cenário com os votos totais, incluindo indecisos, brancos e nulos, Silvio somou 44% contra 42% de Fonteles. Os resultados se referem à pesquisa estimulada, em que uma lista com os nomes dos candidatos é apresentada ao entrevistado.
A sondagem mostra um crescimento de 13 pontos percentuais do petista que, no último levantamento de 12 de setembro, marcou 29%. Silvio, que tinha 43% oscilou um ponto positivamente.
Veja o desempenho de cada um:
- Silvio Mendes (União Brasil): 44%
- Rafael Fonteles (PT): 42%
- Coronel Diego Melo (PL): 1%
- Gustavo Henrique (Patriota): 1%
- Gessy Lima (PSC): 1%
- Madalena Nunes (PSol): 1%
- Ravenna Castro (PMN): 1%
- Geraldo Carvalho (PSTU): 0%
- Lourdes Melo (PCO): 0%
- Brancos e nulos: 4%
- Não souberam: 5%
A consulta ouviu 800 pessoas entre 28 e 30 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob número PI-07182/2022.
A pesquisa também mediu as intenções de voto para um eventual segundo turno. Em um embate entre Mendes e Fonteles, o candidato do União Brasil venceria com 47% ante os 44% do petista.