Quaest: em uma semana, vantagem de Lula no Nordeste sobe 11 pontos
No Sudeste, onde havia empate na pesquisa anterior do mesmo instituto, Lula caiu e Bolsonaro subiu, agora liderando fora da margem de erro
atualizado
Compartilhar notícia
Os resultados da pesquisa Genial/Quaest de intenção de votos para o segundo turno presidencial mostram que, por região, a distância entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) se ampliou fortemente no intervalo de uma semana.
No levantamento do mesmo instituto divulgado em 6 de outubro, na primeira pesquisa após o primeiro turno, Lula tinha 62% nos estados nordestinos e Bolsonaro, 29%, uma distância de 33 pontos percentuais. Na pesquisa divulgada nesta quinta-feira (13/10), Lula aparece com 68% no Nordeste, contra 24% de Bolsonaro — uma ampliação na distância entre ambos, que agora é de 44 pontos percentuais.
No cenário que engloba todas as regiões, Lula apareceu com 54% dos votos válidos, e Bolsonaro, com 46% .
Bolsonaro melhora no Sudeste e no Centro-Oeste
Enquanto Lula melhorou e Bolsonaro piorou no Nordeste, o candidato à reeleição ganhou força no Sudeste e no Centro-Oeste.
No Sudeste, onde ficam os maiores colégios eleitorais do país, os dois estavam empatados na última pesquisa Genial/Quaest, com 44%. Na pesquisa desta quinta, Bolsonaro aparece com 46%, e Lula, com 41% na região.
No Centro-Oeste, Bolsonaro subiu de 49% para 52%, e Lula caiu de 42% para 39%.
No Norte, Lula ampliou a vantagem e foi de 51% para 53%, enquanto Bolsonaro caiu de 41% para 37%. No Sul, Bolsonaro manteve a frente, com 53%, e Lula teve redução de 38%para 36%.
Veja a representação gráfica de todos os dados regionais da pesquisa Genial/Quaest:
Declaração polêmica de Bolsonaro
A variação entre Lula e Bolsonaro no Nordeste ocorre após a repercussão negativa de uma declaração do candidato à reeleição, que, no último 5 de outubro, relacionou os votos do petista na região ao alto nível de analfabetismo.
“Uma notícia importante, pessoal: ‘Lula venceu em nove dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Vocês sabem quais são esses estados? São do nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nessa regiões”, afirmou Bolsonaro, que culpou as administrações do PT pelos problemas nordestinos.
Desde então, a declaração tem sido explorada pela campanha de Lula. A equipe de Bolsonaro tem tentado reduzir os danos ao direcionar muitos esforços para os eleitores nordestinos. Por enquanto, porém, parece que o esforço não está funcionando.
Nessa luta pelos votos dos nordestinos, tanto Lula quanto Bolsonaro estão fazendo um tour pela região ao longo desta semana.