metropoles.com

Quaest: em uma semana, vantagem de Lula no Nordeste sobe 11 pontos

No Sudeste, onde havia empate na pesquisa anterior do mesmo instituto, Lula caiu e Bolsonaro subiu, agora liderando fora da margem de erro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Caio Ayres/Arte – Metrópoles
lula e bolsonaro disputam votos no nordeste
1 de 1 lula e bolsonaro disputam votos no nordeste - Foto: Caio Ayres/Arte – Metrópoles

Os resultados da pesquisa Genial/Quaest de intenção de votos para o segundo turno presidencial mostram que, por região, a distância entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) se ampliou fortemente no intervalo de uma semana.

No levantamento do mesmo instituto divulgado em 6 de outubro, na primeira pesquisa após o primeiro turno, Lula tinha 62% nos estados nordestinos e Bolsonaro, 29%, uma distância de 33 pontos percentuais. Na pesquisa divulgada nesta quinta-feira (13/10), Lula aparece com 68% no Nordeste, contra 24% de Bolsonaro — uma ampliação na distância entre ambos, que agora é de 44 pontos percentuais.

No cenário que engloba todas as regiões, Lula apareceu com 54% dos votos válidos, e Bolsonaro, com 46% .

Bolsonaro melhora no Sudeste e no Centro-Oeste

Enquanto Lula melhorou e Bolsonaro piorou no Nordeste, o candidato à reeleição ganhou força no Sudeste e no Centro-Oeste.

No Sudeste, onde ficam os maiores colégios eleitorais do país, os dois estavam empatados na última pesquisa Genial/Quaest, com 44%. Na pesquisa desta quinta, Bolsonaro aparece com 46%, e Lula, com 41% na região.

No Centro-Oeste, Bolsonaro subiu de 49% para 52%, e Lula caiu de 42% para 39%.

No Norte, Lula ampliou a vantagem e foi de 51% para 53%, enquanto Bolsonaro caiu de 41% para 37%. No Sul, Bolsonaro manteve a frente, com 53%, e Lula teve redução de 38%para 36%.

Veja a representação gráfica de todos os dados regionais da pesquisa Genial/Quaest:

Declaração polêmica de Bolsonaro

A variação entre Lula e Bolsonaro no Nordeste ocorre após a repercussão negativa de uma declaração do candidato à reeleição, que, no último 5 de outubro, relacionou os votos do petista na região ao alto nível de analfabetismo.

“Uma notícia importante, pessoal: ‘Lula venceu em nove dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Vocês sabem quais são esses estados? São do nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nessa regiões”, afirmou Bolsonaro, que culpou as administrações do PT pelos problemas nordestinos.

Desde então, a declaração tem sido explorada pela campanha de Lula. A equipe de Bolsonaro tem tentado reduzir os danos ao direcionar muitos esforços para os eleitores nordestinos. Por enquanto, porém, parece que o esforço não está funcionando.

Nessa luta pelos votos dos nordestinos, tanto Lula quanto Bolsonaro estão fazendo um tour pela região ao longo desta semana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?