Quaest: distância de Lula e Bolsonaro no 2º turno é a menor da série
Na pesquisa de eventual cenário, o petista teria 48% e Bolsonaro 40%. Instituto aponta que disputa não deve ser resolvida em 2 de outubro
atualizado
Compartilhar notícia
O instituto Quaest aponta que a distância entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), em eventual cenário de segundo turno, reduziu e é a menor desde que os dados começaram a ser colhidos. A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, foi divulgada nesta quarta-feira (14/9).
Na simulação feita entre 10 e 13 de setembro, Lula teria 48% e Bolsonaro 40% no segundo turno. Ou seja, oito pontos de diferença. No levantamento anterior, divulgado em 7 de setembro, o petista aparecia com 51%, ante 39% do atual titular do Palácio do Planalto – uma distância de 12 pontos. Nesse cenário, brancos e nulos somam 8% e indecisos são 4%.
Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, o mais provável é que a eleição não seja resolvida em 2 de outubro. “Tudo o que vimos até aqui sugere que é mais provável que a eleição não termine no primeiro turno”, disse o especialista.
De acordo com o diretor da Quaest, a diminuição da distância entre Lula e Bolsonaro no segundo turno se deve a mudança de postura dos eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). Isso porque o percentual de eleitores desses candidatos oscilou negativamente em relação ao ex-presidente Lula.
“Essa mudança de postura sugere que a campanha do PT terá que trabalhar ainda mais para tentar convencer o eleitor do voto útil para finalizar a eleição já no primeiro turno. Levar a disputa adiante pode ser perigoso para Lula”, avaliou Nunes.
Primeiro turno
Segundo a pesquisa, Lula tem 42% das intenções de voto para a presidência da República em um cenário estimulado, quando uma lista de candidatos é apresentada ao eleitor, enquanto Bolsonaro aparece com 34%.
Lula teve redução de dois pontos percentuais em relação ao último estudo. Nos dados divulgados no início de setembro, o ex-presidente tinha 44% das intenções de voto. Por outro lado, Jair Bolsonaro permaneceu estável, mantendo os 34% do levantamento anterior.
Na pesquisa divulgada nesta quarta, Ciro pontuou 7% das intenções de voto, mantendo o percentual do estudo anterior. Simone Tebet ficou com 4%, e também permaneceu estável.
Entre os entrevistados, 6% estão indecisos. Outros 5% disseram que vão votar branco, nulo ou não vão votar.
Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
Dados da pesquisa
A pesquisa foi realizada presencialmente, entre os dias 10 e 13 de setembro, com 2 mil eleitores com 16 anos ou mais.
A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais, e o nível de confiabilidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo BR-03420/2022.