metropoles.com

PT aprova ex-rival e ex-tucano Alckmin como vice na chapa de Lula

Nome do ex-governador foi aprovado, com divergências, por 68 a 16 entre petistas. Legenda também confirmou a formação de coligação com o PSB

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Reunião entre Lula, Alckmin, Gleisi Hoffmann e Carlos Siqueira para oficializar a chapa presidencial Lula e Alckmin- Metrópoles
1 de 1 Reunião entre Lula, Alckmin, Gleisi Hoffmann e Carlos Siqueira para oficializar a chapa presidencial Lula e Alckmin- Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Em reunião nesta quarta-feira (13/4), o PT aprovou, com 81% dos votos, o nome do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) como vice na chapa a ser lançada com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para a disputa da Presidência da República. Além disso, o diretório nacional do partido aprovou a formação de uma coligação com o PSB para concorrer às eleições neste ano.

O nome do ex-tucano foi aprovado por 68 a 16 entre os petistas. Lula não participou, porque retornava de Brasília a São Paulo. Os votos contrários foram dados pela chamada ala de esquerda do partido, encabeçada por Valter Pomar e pelo deputado Rui Falcão.

O PSB chegou a ensaiar formar uma federação com o PT. No entanto, a ideia não prosperou após discussões sobre as chapas nos estados.

Uma das principais divergências se deu em São Paulo, onde o PT lançará o nome de Fernando Haddad ao governo do estado, e o PSB terá na disputa o ex-governador Márcio França.

Alckmin deixou o PSDB após 33 anos, partido pelo qual foi governador de São Paulo por quatro mandatos. Em 2006 e 2018, concorreu ao cargo de presidente da República, contra o PT. Ele aponta agora a necessidade de se formar uma frente ampla para derrotar o governo de Bolsonaro.

Em nota, o PT informou a aprovação dos seguintes pontos:

1) A formação de uma Federação de Partidos com o PCdoB e o PV;
2) As propostas de Estatuto e Carta-Programa da Federação, que serão apresentadas ao PCdoB e ao PV; e
3) A coligação nacional com o PSB para as eleições presidenciais, e o nome do ex-governador Geraldo Alckmin para compor, como candidato a vice-presidente, a chapa, que será encabeçada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Confira a nota divulgada pelo partido:

“A eleição presidencial deste ano colocará em disputa dois projetos muito claros: o da democracia e o do fascismo.

No polo democrático, é a candidatura de Lula, que tem reais possibilidades de aglutinar a maioria do sociedade em torno de um programa de enfrentamento e substituição das políticas neoliberais e privatistas, de reafirmação da soberania e das políticas de crescimento sustentável com justiça social, de resgate dos direitos e das conquistas da classe trabalhadora, de retomada dos direitos humanos, coletivos e individuais; enfim, um programa capaz de trazer paz e prosperidade para o povo brasileiro.

Nossa política de alianças e a tática eleitoral, que já estão em construção e serão definitivamente aprovadas no Encontro Nacional de 4 e 5 de junho, apontam para a ampliação política necessária para derrotar Bolsonaro, num processo eleitoral que já se revela o mais duro desde a redemocratização do país.

Além de consolidar a unidade do campo popular, o PT deve buscar ampliar o apoio a Lula em outros setores políticos e sociais do campo democrático.
A coligação nacional com o PSB, que apresentou formalmente o nome do ex-governador Geraldo Alckmin para compor a chapa como candidato a Vice-Presidente de Lula, será importante passo na direção almejada. Confirmará nossa disposição de, no governo, implementar um programa de reconstrução e transformação do Brasil, ampliando nossa base social.

Neste sentido, o Diretório Nacional indica às delegadas e aos delegados que participarão do Encontro Nacional a aprovação desta aliança e desta composição de chapa”.

7 imagens
Alckmin no PSB
Jantar do grupo Prerrogativas para Alckmin, Haddad e Márcio França
Em São Paulo, PSB oficializa nome de Alckmin como vice de Lula
Carlos Siqueira, Geraldo Alckmin, Lula e Gleisi Hoffmann
Geraldo Alckmin e Gleisi Hoffmann se abraçam em evento de filiação ao PSB
1 de 7

2 de 7

Alckmin no PSB

Evandro Éboli
3 de 7

Jantar do grupo Prerrogativas para Alckmin, Haddad e Márcio França

Coluna Guilherme Amado
4 de 7

Em São Paulo, PSB oficializa nome de Alckmin como vice de Lula

Fábio Vieira/Metrópoles
5 de 7

Carlos Siqueira, Geraldo Alckmin, Lula e Gleisi Hoffmann

Fábio Vieira/Metrópoles
6 de 7

Geraldo Alckmin e Gleisi Hoffmann se abraçam em evento de filiação ao PSB

Rafaela Felicciano/Metrópoles
7 de 7

Filiação de Geraldo Alckmin ao PSB

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?