metropoles.com

PT aciona TSE contra pronunciamento de Bolsonaro em Londres

Campanha de Lula defende que candidato à reeleição cometeu abuso de poder ao usar residência oficial para discurso com tom eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rachel Sabino/Especial Metrópoles
Bolsonaro faz discurso na embaixada brasileira em Londres
1 de 1 Bolsonaro faz discurso na embaixada brasileira em Londres - Foto: Rachel Sabino/Especial Metrópoles

A coligação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, pelo discurso em tom político realizado neste domingo (18/9), em Londres.

O PT solicita que o tribunal proíba a campanha do presidente de usar, como propaganda eleitoral, qualquer vídeo, fotografia ou material gráfico produzido durante a viagem oficial de Bolsonaro ao Reino Unido, sob argumento de que o candidato “sequestrou atos oficiais para fazer campanha, o que é absolutamente irregular”.

A representação justifica que o chefe do Executivo cometeu abuso de poder político e econômico ao fazer um pronunciamento com cunho político na sacada da residência oficial do embaixador brasileiro no Reino Unido. A legislação eleitoral proíbe atos de campanha em prédios públicos.

Bolsonaro e a primeira-dama Michelle estão em viagem oficial para participar do funeral da rainha Elizabeth II, que inclui cerimônias neste domingo e na segunda-feira (19/9). Esta manhã, o presidente afirmou, em discurso a apoiadores, que será eleito ainda em primeiro turno.

“Esse é o sentimento da grande maioria do povo brasileiro. Em qualquer lugar que eu vá do Brasil, como ontem estive no interior de Pernambuco, a aceitação é simplesmente excepcional. Não tem como a gente não ganhar no primeiro turno”, afirmou.

Veja o documento enviado ao TSE:

Representação contra discurso de Bolsonaro em Londres by Ana Flávia Castro on Scribd

 

Os advogados do PT também solicitam que links das redes sociais de Bolsonaro, e do candidato à vice na chapa para as eleições deste ano, Walter Braga Netto, sejam removidos. Por fim, pedem a aplicação de multa de R$ 25 mil, por infração à legislação eleitoral.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?