PSol reclama de demora na chapa de Haddad e exige vaga ao Senado
O partido considera ter feito muitos gestos de apoio ao PT e quer tentar eleger um senador. O prazo de decisão dado pela legenda é maio
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar de fechado com o PT na aliança nacional com o objetivo de levar Luiz Inácio Lula da Silva de volta à Presidência da República, o PSol de São Paulo impôs como condição para se juntar à campanha do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) ao governo do estado ter a preferência na indicação da vaga ao Senado.
O partido evita falar em nomes, mas um dos cotados, de acordo com integrantes ouvidos pelo Metrópoles, é o próprio presidente da legenda, Juliano Medeiros (foto em destaque).
O PSol já definiu que sua prioridade é reforçar bancadas tanto na Câmara, quanto no Senado e avalia que muitos gestos já foram feitos em apoio ao PT e, agora, espera uma retribuição.
Lideranças do partido de Guilherme Boulos têm cobrado uma definição de Haddad sobre a chapa e alegam que a decisão não pode ficar à espera do que será feito pelo PSB com a candidatura de Márcio França ao Palácio dos Bandeirantes. “Não dá para ficar esperando. Temos o mês de maio para fechar isso. Para nós, esse é o limite”, disse Ivan Valente (SP).
“Nossa direção já colocou para o PT a urgência de se definir a chapa e ainda não há reunião marcada. O PSol já fez todos os movimentos em direção do PT”, enfatizou.
Um dos gestos apontados pelo partido, além da formalização do apoio a Lula, foi o gesto de Guilherme Boulos de retirar sua pré-candidatura ao governo e declarar apoio a Haddad.
Vice
A ideia do PSol é que uma posição como vice na chapa de Haddad poderia tornar a candidatura demasiadamente ideológica, de esquerda, perfil que o PT já disse que quer evitar para oferecer uma chapa mais palatável ao eleitor de centro.
Um dos nomes buscado pelo petista para a vice é o de Marina Silva (Rede), que mudou de domicílio eleitoral e pretende se candidatar a uma vaga à Câmara dos Deputados. De acordo com fontes ligadas a Haddad, na última semana o ex-prefeito estava empenhado em ligar para a ex-senadora e ex-ministra e convencê-la a integrar sua chapa.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.