metropoles.com

PSDB decide liberar apoio de diretórios e filiados no segundo turno

A decisão foi anunciada após reunião da executiva do partido nesta terça-feira (4/10). Mais cedo, Rodrigo Garcia se alinhou a Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Bruno Araújo, Presidente Nacional do PSDB
1 de 1 Bruno Araújo, Presidente Nacional do PSDB - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O PSDB anunciou nesta terça-feira (04/10) a liberação de diretórios estaduais e filiados para as eleições de segundo turno neste ano. Desta forma, os partidários podem escolher livremente qual dos dois candidatos que disputam a Presidência para apoiar em 30 de outubro.

Mais cedo, ainda nesta terça, o governador de São Paulo e candidato à reeleição derrotado Rodrigo Garcia decidiu apoiar Tarcísio de Freitas (PL) na disputa ao governo de São Paulo e Jair Bolsonaro (PL) à Presidência.

A decisão do PSDB aconteceu após reunião da Executiva Nacional da sigla. De forma remota, 37 membros participaram do encontro que confirmou a posição neutra do partido.

Na eleição presidencial, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve 57.259.504 votos (48,43%) e o atual presidente Jair Bolsonaro recebeu 51.072.345 (43,2%). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu às 10h27 desta terça a totalização dos votos do primeiro turno.

Redução

A legenda tucana encolheu durante o pleito eleitoral deste ano. No Congresso Nacional, o PSDB foi de 23 deputados para 18 e não conseguiu emplacar nenhum senador na Casa Alta. Este foi o pior resultado da legenda desde 1998. O resultado também foi crítico nos estados. Em São Paulo, o berço político dos tucanos, o candidato Rodrigo Garcia ficou em terceiro lugar, com 18% dos votos, não conseguindo nem se consolidar no segundo turno.

A sigla ainda vai disputar o segundo turno em quatro estados: no Rio Grande do Sul, entre Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL); em Mato Grosso do Sul, com Eduardo Riedel (PSDB) contra Capitão Contar (PRTB); em Pernambuco, com Raquel Lyra (PSDB) contra Marília Arraes (Solidariedade); e na Paraíba, onde Pedro Cunha Lima (PSDB) vai enfrentar João Azevedo (PSB). Em todos esses estados, os tucanos chegaram em segundo lugar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?