PSD oficializa candidatura de Alexandre Kalil ao governo de Minas
O candidato a vice será o deputado estadual André Quintão (PT), fruto de aliança com o partido de Lula. Zema foi confirmado ontem candidato
atualizado
Compartilhar notícia
O PSD oficializou, neste domingo (24/7), a candidatura do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) ao governo de Minas Gerais. O evento ocorreu na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O vice será o deputado estadual André Quintão (PT) e o senador Alexandre Silveira (PSD) completa a chapa como candidato ao Senado.
No sábado (23/7), o Novo havia confirmado a candidatura à reeleição do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, atual líder nas pesquisas de intenção de voto.
Em discurso na convenção do PSD que confirmou seu nome, Kalil criticou a gestão do adversário: “Não podemos governar para ricos e bilionários, mas olhar para quem precisa. Será uma briga muito dura. Mas nós sabemos, não há respeito com a saúde. Não há respeito com infraestrutura. Não há respeito com educação”.
Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado em 15/7 indica que Zema é o favorito do eleitorado local para ser reeleito ao cargo, uma vez que lidera as intenções de voto com 45,7% das intenções de voto. Ele é seguido por Kalil, que detém 27,4% dos eleitores mineiros. Os números dizem respeito à pesquisa estimulada, quando os entrevistados tomam conhecimento do nome dos pré-candidatos.
Na sequência, está o senador Carlos Viana (PL), com 6,4% dos votos, e Vanessa Portugal Barbosa (PSTU), com 1,8%.
Ao todo, 7% dos consultados disseram que não sabem em quem votarão ou preferiram não responder. Brancos e nulos são 9% dos entrevistados.
Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022
O instituto entrevistou 1.640 eleitores de 80 municípios, entre os dias 9 e 14 de julho. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro estimada de 2,5 pontos percentuais.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MG-06063/2022 para o cargo de governador.
Aliança com Lula
A aliança de Kalil com o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi fechada em maio. Lula não conseguiu atrair o partido de Gilberto Kassab oficialmente para sua campanha nacional, mas aposta no ex-prefeito de BH para garantir essa aproximação.
Pelo arranjo estadual feito com Lula, o PT desistiu de lançar o líder do partido na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), ao Senado, enquanto o PSD abriu mão de ter uma chapa pura. Agostinho Patrus seria inicialmente o candidato a vice de Kalil, mas foi substituído por um parlamentar petista.
A vaga ao Senado na chapa, no entanto, permanece com a legenda de Kassab, com Alexandre Silveira.