metropoles.com

PSB faz proposta para ampliar voz em federação com PT, PCdoB e PV

As mudanças nas regras da federação proposta pelos socialistas não tiveram boa aceitação por parte dos demais partidos do bloco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Instituto Lula
O ex-presidente Lula cumprimenta o presidente do PSB, Carlos Siqueira, durante uma reunião. Ambos usam máscara e encostam os punhos - Metrópoles
1 de 1 O ex-presidente Lula cumprimenta o presidente do PSB, Carlos Siqueira, durante uma reunião. Ambos usam máscara e encostam os punhos - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, apresentou nesta quinta-feira (10/2) uma contraposta ao esboço da federação partidária com PT, PCdoB e PV apresentado há duas semanas. As reinvindicações fazem referência à composição da assembleia da federação, órgão que funcionará como a direção do bloco.

As regras propostas pelos socialistas foram listadas pela bancada do partido na Câmara e têm como objetivo quebrar a hegemonia do PT na direção do grupo partidário que poderá ser formado em torno da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto neste ano, com a participação do PT, PSB, PCdoB e PV.

De acordo com Siqueira, houve uma receptividade de alguns pontos. No entanto, não houve um acordo geral em relação aos pedidos.

“Se a gente começar criticando um ao outro, o resultado será muito negativo. Vamos aguardar a próxima reunião para que a gente possa aprofundar em detalhes sobre cada ponto”, disse Siqueira, ao sair do encontro.

Novas regras

Para tentar aumentar seu peso na assembleia, o PSB propõe, além do número de deputados federais de cada partido, que também seja levado em conta o número de prefeitos e vereadores eleitos em cada uma das legendas em 2020.

O tamanho da bancada na Câmara é o critério utilizado pela Justiça Eleitoral para o cálculo de distribuição do fundo partidário e tempo de TV, entre outros assuntos referentes às eleições.

A proposta do PSB, no entanto, tem como objetivo conseguir mais cadeiras de direção na federação, visto que o partido supera o PT em número de prefeitos. Nas últimas eleições, o PSB elegeu 250 prefeitos, contra 179 prefeitos petistas.

No desenho inicial, o PT ficaria com 27 cadeiras da assembleia e o PSB, com 15. PCdoB e o PV, legendas que não conseguiram cumprir a cláusula de barreira, teriam, cada uma, 4 vagas.

Chapa proporcional

Para a definição das chapas de deputados estaduais e federais, o PSB também propôs considerar os votos válidos alcançados pelas legendas nos estados, e não no âmbito nacional.

O PSB também pediu que a formação original da assembleia seja mantida pelos próximos quatro anos, sem alterações.

Os deputados do PSB também propuseram aumentar de dois terços para quatro quintos o quórum mínimo para que se tome qualquer decisão, “a fim de garantir o equilíbrio de representação entre os partidos membros da federação”, diz a proposta.

Ou seja, nesse caso, a maioria qualificada dos votos na assembleia da federação corresponderá a 4/5 de seus membros.

Resistência

Essa proposta foi discutida na reunião desta quinta, mas não teve boa aceitação por parte dos demais partidos da federação. Participaram do encontro, além de Siqueira, a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), a presidente do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, e o presidente do PV, Luiz Penna.

Além deles, estiveram presentes o líder do PCdoB, Renildo Calheiros (PE), os deputados José Guimarães (PT-CE), o ex-governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), os deputados Alessandro Molon (RJ), Gervásio Maia (PB) e Marcio França, ex-governador de São Paulo.

7 imagens
Márcio França, presidente da Fundação João Mangabeira, após reunião no PSB
Reunião entre PSB e PT para definição de federação partidária
PT, PSB, PCdoB e PV se reúnem para definir federação
Flávio Dino no evento de filiação ao PSB
Objetivo das filiações é criar "frente amplíssima", segundo presidente do PSB
1 de 7

Ex-presidente Lula cumprimenta o presidente do PSB, Carlos Siqueira, durante reunião

Ricardo Stuckert/Instituto Lula
2 de 7

Márcio França, presidente da Fundação João Mangabeira, após reunião no PSB

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 7

Reunião entre PSB e PT para definição de federação partidária

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 7

PT, PSB, PCdoB e PV se reúnem para definir federação

Luciana Lima/Metrópoles
5 de 7

Flávio Dino no evento de filiação ao PSB

Luciana Lima/Metrópoles
6 de 7

Objetivo das filiações é criar "frente amplíssima", segundo presidente do PSB

Luciana Lima/Metrópoles
7 de 7

Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB)

Hugo Barreto/Metrópoles

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?