Preterida no Ceará, governadora Izolda Cela anuncia desfiliação do PDT
O partido negou a reeleição de Izolda e no lugar anunciou Roberto Cláudio, apoiado por Ciro Gomes, ao cargo de governador do estado
atualizado
Compartilhar notícia
A governadora do Ceará, Izolda Cela, anunciou, na tarde desta terça-feira (26/7), que pediu sua desfiliação do PDT. A decisão ocorre após a gestora ter sido cotada como pré-candidata à reeleição. Contudo, o partido decidiu lançar o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio como cabeça da chapa governista.
A candidatura da atual governadora era defendida por aliados do PT e sua saída do páreo irritou os petistas. Com a indicação de Roberto Cláudio, a presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, acusou os pedetistas de “machismo”.
Em nota, compartilhada nas redes sociais, Izolda disse que sempre defendeu a união contra “o fascismo, a intolerância e o ódio”.
Leia:
Temos hoje, através de legítima decisão dos partidos que têm ajudado a construir esse Projeto em prol do Ceará, duas candidaturas lançadas ao Governo do Estado. Poderíamos já estar todos unidos contra o fascismo, a intolerância e o ódio. (Cont.)
— Izolda Cela (@IzoldaCelaCe) July 26, 2022
No domingo (24/7), com a escolha por Roberto Cláudio concluída pelo PDT, o ex-governador Camilo Santana também distanciou-se de Ciro Gomes e anunciou a candidatura de Elmano de Freitas ao governo do estado. Sem espaço, Izolda agora deixa o PDT.
Disputa pelo governo do Ceará
Izolda era vice-governadora no mandato de Camilo Santana (PT), que deixou o cargo para tentar uma vaga no Senado.
No domingo, o PDT concluiu a indicação de Roberto Cláudio para concorrer a vaga no governo do Ceará. No mesmo dia, Elmano de Freitas foi indicado a participar da corrida pelo governo do estado pelo PT.
Izolda era apoiada pelo seu ex-companheiro de chapa. Contudo, foi preterida pelo ex-prefeito de Fortaleza.
Juntos por um Ceará cada vez mais forte. Com muito trabalho, respeito e parceria. Contra o ódio, a intolerância e a mentira. Obrigado por todo o apoio, meus irmãos e irmãs cearenses! Seguimos unidos, de mãos dadas, com Elmano governador, Camilo senador e Lula presidente. 1️⃣3️⃣✅ pic.twitter.com/h8XkhPSD0p
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) July 24, 2022
Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022