Pesquisa Ipec: no Paraná, Bolsonaro tem 41% e Lula, 35%
Ciro Gomes (PDT) aparece com 7%, Simone Tebet (MDB) tem 2%, e Pablo Marçal (Pros) e Sofia Manzano (PCB) têm, cada um, 1%
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa Ipec (ex-Ibope) encomendada pela RPC e divulgada na terça-feira (23/8) aponta que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 41% das intenções de voto no Paraná, enquanto o ex-presidente Lula (PT) aparece com 35%.
Na sequência, Ciro Gomes (PDT) tem 7%, Simone Tebet (MDB) aparece com 2%, e Pablo Marçal (Pros) e Sofia Manzano (PCB) somam, cada um, 1%. Os demais candidatos não pontuaram.
Brancos e nulos são 6% e não sabem ou não responderam 7%.
Os dados são da pesquisa estimulada, na qual é apresentada uma lista de nomes ao eleitor. Esse é o primeiro levantamento do instituto no estado em relação ao Palácio do Planalto e, por isso, não há cenário comparativo.
Na pesquisa espontânea — quando o próprio eleitor indica seu voto sem ser apresentado a nenhum nome — Bolsonaro e Lula aparecem com 38% e 32%, respectivamente.
Nesse cenário, Ciro tem 2% e Tebet, 1%. Os demais postulantes não pontuaram. Brancos e nulos totalizam 7% e não souberam ou preferiram não opinar 19%.
A pesquisa Ipec ouviu 1.200 pessoas de 19 a 21 de agosto, em 57 municípios paranaenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números BR‐05619/2022 e PR‐07859/2022.
Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022