Pesquisa Ipec: Lula tem 44% no primeiro turno, contra 32% de Bolsonaro
Levantamento ouviu 2.000 pessoas entre 12 e 14 de agosto, em 130 cidades brasileiras. Margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa Ipec divulgada na noite desta segunda-feira (15/8) mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44% das intenções de voto no primeiro turno das eleições, contra 32% de Jair Bolsonaro (PL). Os dois são candidatos à Presidência da República.
Essa é a primeira pesquisa de intenção de voto publicada pelo instituto após o prazo de oficialização das candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Justiça Eleitoral recebeu 12 pedidos de candidatura ao Palácio do Planalto.
A pesquisa Ipec ouviu 2.000 pessoas de 12 a 14 de agosto, em 130 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE com o número BR-03980/2022.
Veja os resultados da pesquisa:
- Lula: 44%
- Jair Bolsonaro: 32%
- Ciro Gomes (PDT): 6%
- Simone Tebet (MDB): 2%
- Vera Lúcia (PSTU): 1%
- Brancos e nulos: 8%
- Não sabem ou não responderam: 7%
Constituinte Eymael (DC), Felipe d’Avila (Novo), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União) foram citados, mas não somaram pontos.
O nome do candidato Roberto Jefferson (PTB) não consta nesta pesquisa. Segundo o Ipec, o motivo é que, quando a pesquisa foi registrada no TSE, ainda não havia informações suficientes sobre a candidatura, que foi oficializada posteriormente.
Segundo turno
O Ipec também questionou os entrevistados em quem votariam em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro.
O petista teve 51% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro, 35%. Brancos e nulos são 9% e 5% não sabem ou não responderam.
Datafolha
Pesquisa do instituto Datafolha divulgada em julho mostrou Lula com 47% no primeiro turno e Bolsonaro com 29%. Apesar da vantagem do petista sobre o chefe do Executivo federal, o levantamento apontou que a diferença entre o atual titular do Palácio do Planalto e o ex-presidente Lula caiu para 18 pontos dentro da margem de erro de dois pontos, para mais ou para menos. Na pesquisa anterior, a diferença entre os dois candidatos era de 19 pontos dentro da margem de erro.
De acordo com o Datafolha, Lula tem 47% das intenções de voto no primeiro turno e Bolsonaro, 29%. No levantamento anterior, os resultados eram 47% e 28%, respectivamente.