metropoles.com

Pesquisa CNT/MDA: Lula tem 48,3% dos votos válidos, e Bolsonaro, 39,7%

Na última pesquisa feita em cenário estimulado, divulgada em 16 de setembro, Lula apresentava 43,4% das intenções de voto; Bolsonaro, 34,8%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
Lula e Bolsonaro em preto e branco e fundo amarelo
1 de 1 Lula e Bolsonaro em preto e branco e fundo amarelo - Foto: Arte/Metrópoles

Pesquisa CNT de Opinião, feita pelo Instituto MDA e divulgada neste sábado (1º/10), mostra que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 48,3% das intenções de voto, e Jair Bolsonaro (PL) contabiliza 39,7%. O percentual faz referência aos votos válidos – ou seja, desconsidera-se os votos nulos e em branco, e os eleitores indecisos.

No cenário estimulado com votos válidos, Ciro Gomes (PDT) registrou 4,9% das intenções de voto. A senadora Simone Tebet (MDB) teve 4,7%, e Soraya Thronicke (União Brasil) pontuou 1,3%.

Já no cenário estimulado considerando eleitores indecisos, votos nulos e em branco, Lula aparece com 44,2% das intenções de voto no primeiro turno da corrida ao Palácio do Planalto, ante 36,3% do atual presidente da República.

Ainda nesta modalidade, Ciro Gomes (PDT) registrou 4,5% das intenções de voto (5,6% na anterior). A senadora Simone Tebet (MDB) teve 4,3% (4,7% na anterior); Soraya Thronicke (União Brasil) pontuou 1,2% (0,7% na anterior). Votos nulos ou em branco foram 4,2%, e eleitores indecisos, 4,3%.

A Pesquisa CNT de Opinião anterior foi publicada no dia 16 de setembro. Na ocasião, no cenário estimulado, Lula aparecia com 43,4% das intenções de voto, e Bolsonaro, com 34,8%.

O levantamento ouviu 2.002 pessoas, entre os dias 28 e 30 de setembro de 2022. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança na pesquisa é de 95%. A consulta está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02944/2022.

Veja o resultado completo dos votos válidos:

Felipe D’Ávila (Novo), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Roberto Jefferson (PTB), Pablo Marçal (Pros) e Sofia Manzano (PCB) tiveram menos de 1% cada.

Votos nulos ou em branco são 4,2% (eram 4,1% na pesquisa anterior). Eleitores indecisos somam 4,3% (eram 6%).

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando os eleitores precisam dizer em quem pretendem votar, sem serem apresentados a uma lista prévia de nomes, Lula aparece com 41,6%, e Bolsonaro tem 35,3%. Também pontuaram Ciro Gomes e Simone Tebet, com 3,1%, cada.

Votos nulos ou em branco totalizam 4,5%. Eleitores indecisos são 11,5%.

Segundo turno

A Pesquisa CNT de Opinião também perguntou em quem os entrevistados votariam em eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro. O petista tem 50,4% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro soma 41,2%.

Votos nulos ou em branco são 7,1%, e 1,3% dos eleitores estão indecisos.

Houve variação dentro da margem de erro, nos dois casos. Na pesquisa anterior, Lula tinha 49,4% contra 39,3% de Bolsonaro. Votos nulos ou em branco eram 8,5%, e 2,8% dos eleitores seguiam indecisos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?