Pernambuco: Raquel Lyra lidera com 50%; Marília tem 41%, diz Ipec
Estado vai eleger, pela primeira vez na história, uma mulher para o cargo de governadora
atualizado
Compartilhar notícia
Nova pesquisa Ipec sobre o segundo turno da disputa para o governo de Pernambuco, divulgada nesta terça-feira (11/10), mostra Raquel Lyra (PSDB) com 50% das intenções de voto. Já Marília Arraes (Solidariedade) tem 41% dos votos totais.
Brancos e nulos são 4%, enquanto indecisos (que não sabem em quem votar) são 3%. O governo do estado será ocupado por uma mulher pela primeira vez.
Em relação aos votos totais, que desconsideram brancos e nulos, a candidata do Solidariedade tem 46% contra 54% da tucana. No primeiro turno, Marília obteve 23,97% dos votos válidos e Raquel, 20,58%. Caso a eleição fosse hoje e o resultado do levantamento se concretizasse nas urnas, representaria uma virada de Raquel.
O segundo turno das eleições de 2022 está marcado para o dia 30 de outubro. Além de Pernambuco, outros 11 estados terão votação para governador.
A pesquisa foi feita entre domingo (9/11) e esta terça-feira (11/10). Foram ouvidas 2.000 pessoas em 75 municípios pernambucanos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04635/2022.
Os institutos de pesquisa foram alvo de críticas depois do primeiro turno, devido à divergência entre as pesquisas de véspera e os resultados reais. O ministro da Justiça, Anderson Torres, encaminhou à Polícia Federal um pedido para abrir uma investigação sobre a atuação dos institutos no Brasil.
Segundo o titular da pasta federal, a iniciativa visa identificar possíveis “conluios e associações”.
Ipec diz receber com “muita tranquilidade” investigação sobre pesquisas