“Pelo Plano Real e pelo Brasil”, FHC pede votos para Lula
FHC, presidente de honra do PSDB, foi às redes sociais pedir que a população vote em Lula para a “vida melhorar ainda mais”
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) foi às redes sociais, nesta quinta-feita (27/10), pedir voto para o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste segundo turno. “Se você melhorou de vida com o [Plano] Real e acredita no Brasil e nas eleições, sem dúvida, vote no 13”, disse.
“Vote no Lula. Vai melhorar mais ainda a sua vida”, completou o tucano. Veja:
— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) October 27, 2022
Conhecido como o “pai do Plano Real” — implementado quando ele foi ministro da Fazenda no governo Itamar Franco, em 1994 —, FHC e a maioria daqueles que contribuíram com a consolidação da moeda vigente declaram voto em Lula nesta eleição: Pedro Malan, Pérsio Arida, Edmar Bacha e Armínio Fraga.
Entretanto, os apoios a Lula também geraram críticas devido ao histórico de embates entre PT e PSDB ao longo de décadas. No passado, quando o petista se tornou presidente, em 2002, alegou que a política econômica deixada pelo governo FHC era uma “herança maldita”.
Apoio de FHC
A manifestação de FHC ocorre 48h, após o ministro da Economia, Paulo Guedes, atacar a moeda que acabou com a hiperinflação brasileira — problema enfrentado por mais de duas décadas. Em tom acusatório, o titular da pasta defendeu que esses nomes teriam feito o aposto. “Os mesmos economistas que nos levaram para a hiperinflação”, disparou a empresários conforme noticiou o Metrópoles.