metropoles.com

PDT, PL e PT ainda não repassaram fundo mínimo a candidatas mulheres

Partidos estão entre os nove, de um total de 32 legendas, que ainda não realizaram o repasse mínimo obrigatório do Fundo Partidário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Urnas eletrônicas código-fonte - Metrópoles
1 de 1 Urnas eletrônicas código-fonte - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Às vésperas do primeiro turno das eleições, no domingo (2/10), nove dos 32 partidos ainda não realizaram o repasse mínimo do percentual do Fundo Partidário, o Fundão, destinado ao financiamento de candidaturas femininas (30%). Deste total, 21 legendas cumpriram o que determina a legislação eleitoral. Apenas o partido Novo abriu mão dos recursos que tinha direito do Fundão.

Entre os partidos com os menores índices de repasse, está o PDT, cujo candidato à Presidência é o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes. A legenda repassou 22% do Fundão para candidaturas femininas do partido, enquanto o presidenciável pedetista concentrou 16% dos repasses.

Na sequência, se encontram PL e PT, que têm como candidatos a presidente Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, respectivamente. O primeiro reservou 23,5% do financiamento às candidatas da legenda. Os petistas, por sua vez, estão mais próximos de atingirem o mínimo determinado por lei, com 29%;

Quem também se aproxima da meta é o PSC, que já destinou 29,8% do Fundão para as filiadas na corrida por cargos eletivos. UP, PSD, Avante, DC, PSB também estão em desconformidade com a legislação eleitoral.

Entre os partidos que alcançaram o mínimo, está o PSTU. Sozinha, a legenda destinou o dobro do percentual mínimo necessário às mulheres candidatas, um total de 61%. A segunda sigla de melhor desempenho no quesito é o Partido da Mulher Brasileira (PMB), que já destinou 49,9%.

PSol, PRTB, PCdoB, PV, Rede, Cidadania, Solidariedade, PMN, PCO, Pros, Republicanos, PSDB, PTB, MDB, PP, União Brasil, Agir, Podemos e Patriota completam a lista.

Presidente, governador e senador: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?