Paraná Pesquisas: em MG, Lula tem 41,6%; Bolsonaro marca 33,8%
Percentuais são da sondagem estimulada, na qual os nomes dos candidatos são apresentados. Na espontânea, há empate técnico
atualizado
Compartilhar notícia
Um levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas, divulgado neste sábado (14/5), indicou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida pela Presidência da República entre os mineiros com 41,6% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem em seguida, com 33,8%.
Esse é o cenário estimulado, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores pelos entrevistadores.
A pesquisa indica um cenário polarizado entre os dois primeiros colocados e reforça o ambiente desfavorável a uma terceira via. O cearense Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar com 6,2%, seguido por André Janones (Avante), com 2%, João Doria (PSDB), com 1,3%, e Eymael (Democracia Cristã), com 1%.
Completam a relação: Luciano Bivar (União Brasil), com 0,6%; Pablo Marçal (Pros), 0,5%; Luiz Felipe D’Ávila (Novo), 0,4; Simone Tebet (MDB), 0,4%; e Vera Lúcia (PSTU), 0,1%.
As intenções de votos nulos ou em branco somaram 7,7% das respostas. Já 4,5% dos entrevistados disseram que não sabem em quem votar ou não responderam.
Espontânea
Já na consulta espontânea, Lula marcou 24,6%, contra 22,4% de Bolsonaro. Considerando que a margem de erro estimada é de aproximadamente 2,4%, é possível aferir um empate técnico entre o petista e o atual presidente em Minas Gerais.
Neste recorte, Ciro Gomes marcou 1,4%, Sergio Moro 0,3% e João Doria e Pablo Marçal marcaram 0,2%, cada, e André Janones, que é mineiro, teve apenas 0,1% das intenções de voto. Os demais candidatos não pontuaram.
Entre os mineiros, 41,3% disseram não saber em quem votar na consulta espontânea. Brancos e nulos somaram 9,3%.
A consulta ouviu de forma presencial 1.680 eleitores de 78 municípios do estado entre os dias 8 e 13 de maio.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR – 09255/2022.