Paraná Pesquisas: em AL, Bolsonaro sobe e vai a 29,5%; Lula tem 50,7%
No levantamento anterior, de maio, o presidente tinha 27,5% das intenções de voto. Já o petista aparecia com 51,1%, número que caiu este mês
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, com eleitores do estado de Alagoas, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda lidera as intenções de voto para presidente da República, com 50,7%, ante 29,5% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Contudo, o chefe do Executivo teve um crescimento de 2% desde o último levantamento, feito em maio. Lula, por sua vez, recuou.
Na sequência da pesquisa feita este mês, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 4,2%, e André Janones (Avante), com 1,3%. Os demais candidatos têm menos de 1% das menções. Votariam em branco ou nulo 8% dos entrevistados. Não souberam ou não responderam 5,6%.
A pesquisa apresenta apenas o cenário estimulado, quando a lista de pré-candidatos é apresentada pelo entrevistador. O levantamento foi feito entre os dias 4 e 8 de junho e divulgado nesta sexta-feira (10/6).
Em maio, Lula tinha 51,1% das intenções de votos no estado; Bolsonaro aparecia com 27,5%; Ciro Gomes, 4,6%; e André Janones, 1,6%.
Metodologia
A pesquisa com eleitores do estado de Alagoas utilizou uma amostra de 1.510 eleitores, estratificada por gênero, faixa etária, grau de escolaridade e renda domiciliar mensal e posição geográfica. O levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 35 municípios.
O nível de confiança da pesquisa é de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6% para os resultados gerais.
O levantamento está registrado Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04116/2022.