metropoles.com

Paraná Pesquisas aponta Tarcísio com 56% em SP. Haddad tem 44%

Cenário que apresenta os índices é o estimulado com votos válidos. Considerando todos os votos, Tarcísio vem com 49,9% e Haddad, 39,2%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
fernando haddad e
1 de 1 fernando haddad e - Foto: null

Nova rodada da pesquisa do Paraná Pesquisas para o governo de São Paulo, no segundo turno das eleições, divulgada nesta sexta-feira (14/10), mostra o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 56%, à frente do concorrente apoiado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Haddad que tem 44%.

Este é o cenário estimulado (quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores) e em relação aos votos válidos (em que indecisos, brancos e nulos não são considerados. A Justiça Eleitoral calcula a vitória de um candidato a presidente se ele obtiver maioria absoluta, ou seja, mais da metade dos votos válidos.

Quando são analisadas todas as indicações, inclusive indecisos, brancos e nulos, e de forma estimulada, o ex-ministro da Infraestrutura apresenta 49,9%, enquanto o ex-ministro da Educação aparece com 39,2%. Brancos e nulos somam 5,6%. E 5,4% dos eleitores afirmaram não saber quem escolher.

Essa é a segunda pesquisa do instituto para o segundo turno, que será no dia 30 de outubro. Em comparação com a análise do começo de outubro, Tarcísio variou dentro da margem de erro, já que foi de 50,4% para 49,9%, atualmente. O mesmo aconteceu com o petista, que saiu de 38,4% para 39,2%. Na primeira, o Paraná Pesquisas não levou em consideração os votos válidos. E nas duas, o cenário espontâneo não foi divulgado.

A consulta entrevistou 1.810 pessoas entre 9 e 13 de outubro de 2022. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para mais ou menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a identificação SP-09289/2022.

Os institutos de pesquisa têm enfrentado uma série de críticas sobre a diferença entre o resultado das urnas no último 2 de outubro e as projeções feitas na véspera do pleito. O Ministério da Justiça pediu à Polícia Federal a abertura de uma investigação para apurar possíveis “conluios e associações”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?