metropoles.com

Paraná Pesquisas: ACM Neto lidera disputa pelo governo da Bahia

Em comparação com a última pesquisa estimulada, realizada pelo instituto em julho, ACM foi de 58% para 53,5%

atualizado

Compartilhar notícia

Valter Pontes/Secom
ACM Neto
1 de 1 ACM Neto - Foto: Valter Pontes/Secom

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (16/8), aponta que o pré-candidato ACM Neto (União Brasil) – na foto em destaque – lidera com 53,5% das intenções de voto para o governo do estado da Bahia nas eleições de outubro.

Em seguida, aparecem Jerônimo Rodrigues (PT), com 18,2% e, João Roma (PL), com 11,1%. Os demais candidatos não pontuaram acima de 1%. Os dados são da pesquisa estimulada – quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.

Segundo o levantamento, 6,6% disseram não saber ou não quiseram responder ao questionamento. Já os que afirmaram que votarão nulo ou branco e/ou não votarão somam 9,1%.

A consulta ouviu de forma presencial 1.640 eleitores, de 70 municípios do estado da Bahia, entre os dias 11 a 15 de agosto de 2022. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o º BA-05896/2022. A margem de erro é de 2,5%.

Em comparação com a última pesquisa estimulada, realizada pelo instituto em julho, ACM foi de 58% para 53,5%. Jerônimo, de 15,8% para 9,6%; e João Roma, de 9,1% para 11,1%.

Pesquisa espontânea

Quando não são apresentados os candidatos aos entrevistados, o ex-prefeito de Salvador também aparece à frente na corrida, com 24,2%. Enquanto isso, Jerônimo Rodrigues tem 9,6% e Roma fica com 6,3%.

Neste cenário, o número de pessoas que não quiseram ou não souberam responder correspondeu a 52,6%, enquanto os que declararam que votarão nulo ou branco, foram 6,3.

Senado Federal

Ao Senado Federal – em um cenário estimulado, que é quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados –, Otto Alencar (PSD) lidera com 32,2%. Ele é seguido por Cacá Leão (Progressistas) que teve 13,7%; e Doutora Raíssa Soares (PL), com 13,5%. Outros nomes não alcançaram 1%.

Ainda neste cenário, o número de pessoas que não souberam ou não quiseram responder, corresponderam a 15%. Já os que declararam que votarão branco ou nulo, foram 21,5%.

No cenário espontâneo – que é quando o entrevistador não apresenta nomes aos eleitores –, Otto teve 7,3%; Doutora Raíssa, 3,2%; e Cacá, 1,8%. O número de indecisos e que não responderam superou todos os candidatos, com 77,1%. Já os que disseram que vão votar branco ou nulo são 10,2%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?