metropoles.com

Pacheco diz que “não há hipótese” de militares apoiarem eventual golpe

Presidente do Congresso e do Senado participou do programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira (16/5)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TV Cultura/Divulgação
Rodrigo Pacheco no Roda Viva – 2
1 de 1 Rodrigo Pacheco no Roda Viva – 2 - Foto: TV Cultura/Divulgação

O presidente do Congresso Nacional e do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou, nesta segunda-feira (16/5), que “não há hipótese” de as Forças Armadas apoiarem o presidente Jair Bolsonaro (PL) caso ele não aceite os resultados das eleições presidenciais deste ano.

A declaração foi feita durante o programa Roda Viva, da TV Cultura. “Não há hipótese de amparo a  iniciativas sem previsão na Constituição”, explicou o parlamentar.

“Tive alguns encontros com Exército, Marinha, Ministério da Defesa; todos com uma relação cordial e constitucional. Não houve em nenhuma hora uma crítica veemente [ao processo eleitoral]”, declarou.

Pacheco tem reagido aos ataques ao Judiciário, à democracia e ao processo eleitoral, mas sem citar Bolsonaro. “Meu papel é com teses, com causas e não com pessoas”, respondeu, quando questionado sobre o motivo de não citar o presidente da República.

“É inimaginável pensar também que a essa altura nós estejamos a defender instituições, a defender o Poder Judiciário de ataques absolutamente sem fundamento algum, sem laço probatório, sem razoabilidade”, afirmou o parlamentar em evento na semana passada.

O presidente do Congresso Nacional ainda defendeu que a sociedade brasileira tem a obrigação de se unir durante este período “de certa instabilidade, de ataques antidemocráticos, de arroubos que parecem popular pra um determinado grupo, mas que na verdade são atentados muito nocivos à sociedade brasileira”.

Participaram da bancada do Roda Viva, nesta segunda-feira, a jornalista e apresentadora do programa, Vera Magalhães, a diretora-executiva do Metrópoles, Lilian Tahan, o editor do Painel da Folha de S.Paulo, Fabio Zanini, a editora-executiva do Estadão em Brasília, Andreza Matais, o âncora da Rádio CBN e colunista do jornal O Globo, Carlos Andreazza, e Denise Rothenburg, colunista do Correio Braziliense e comentarista da Rede Vida.

Veja a entrevista na íntegra:

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?