Pacheco, Aras e ministros de STF e TCU prestigiam Moraes no TSE
Presidente do TSE celebrou a realização das eleições em discurso, na noite deste domingo, na sede da Corte, em Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, fez pronunciamento na noite deste domingo (30/10) sobre o fim das eleições 2022 e foi prestigiado por um grande número de autoridades do Judiciário e do Executivo.
Quando Moraes desceu para o auditório montado no pilotis do edifício-sede da Corte Eleitoral, pouco antes das 21h, estavam à sua espera a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, e outros magistrados da Corte, como Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Dias Toffolli, Ricardo Lewandowski e Edson Fachin.
Também passaram pelo local o procurador-geral da República, Augusto Aras; o presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas; e ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), juízes eleitorais e representantes de classe dos magistrados.
A presença das autoridades demonstra apoio institucional ao TSE e a Alexandre de Moraes, que estiveram sob intensa pressão ao longo do processo eleitoral, com constantes questionamentos sobre a lisura das urnas eletrônicas vindas da campanha do candidato derrotado neste domingo, o presidente Jair Bolsonaro.
Em seu discurso, Moraes valorizou a realização de eleições livres no Brasil e celebrou a redução da abstenção. “Em todas eleições anteriores sempre houve aumento de abstenção do primeiro para o segundo turno. Esse ano, caiu de 20,95%, no primeiro turno, e, no segundo turno, para 20,56%. Houve diminuição ainda dos votos brancos e nulos. Tivemos hoje 75,8% do eleitorado votando, o maior percentual de votos da história republicana desde redemocratização do Brasil”, afirmou o presidente do TSE.