metropoles.com

Novo oficializa candidatura de Romeu Zema à reeleição em Minas Gerais

Governador lidera pesquisas recentes. O principal adversário, Alexandre Kalil (PSD), vai oficializar sua candidatura no domingo (24/7)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FCDL-MG/Divulgação
Romeu Zema discursa cestindo uma camisa azul com botões brancos | Metrópoles
1 de 1 Romeu Zema discursa cestindo uma camisa azul com botões brancos | Metrópoles - Foto: FCDL-MG/Divulgação

O Partido Novo lançou, neste sábado (23/7), a candidatura à reeleição do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, atual líder nas pesquisas de intenção de voto. O evento foi realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Além de Zema, o diretório estadual também oficializou os nomes que serão lançados para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa. Nas eleições de 2018, o partido elegeu três deputados estaduais e dois deputados federais, além do governador Zema.

Ainda não há definição sobre o nome que vai integrar a chapa junto a Zema, na condição de candidato a vice-governador. Para o Senado, o Novo convidou o deputado federal Marcelo Aro (PP).

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado em 15/7 indica que Zema é o favorito do eleitorado local para ser reeleito ao cargo, uma vez que lidera as intenções de voto com 45,7% das intenções de voto. Ele é seguido por Alexandre Kalil (PSD), que detém 27,4% dos eleitores mineiros. Os números dizem respeito à pesquisa estimulada, quando os entrevistados tomam conhecimento do nome dos pré-candidatos.

Na sequência, está o senador Carlos Viana (PL), com 6,4% dos votos, e Vanessa Portugal Barbosa (PSTU), com 1,8%.

Ao todo, 7% dos consultados disseram que não sabem em quem votarão ou preferiram não responder. Brancos e nulos são 9% dos entrevistados.

Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022

O instituto entrevistou 1.640 eleitores de 80 municípios, entre os dias 9 e 14 de julho. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro estimada de 2,5 pontos percentuais.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MG-06063/2022 para o cargo de governador.

Afastamento de Bolsonaro

Uma mágoa entre Zema e o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez com que ganhasse força a candidatura do senador Carlos, do PL, ao Palácio Tiradentes. O governador mineiro, que dividiu palanque com Bolsonaro em 2018, vai apoiar no primeiro turno de 2022 a candidatura de Felipe D’Ávila, seu correligionário.

O fortalecimento de Viana, em tese, poderá retirar votos de Zema, que contou com grande parte do eleitorado bolsonarista na campanha de 2018, quando buscou associar sua imagem a Bolsonaro.

Em convenção estadual do partido de Bolsonaro, na última quarta-feira (20/7), a candidatura de Viana não foi homologada. Também não foi confirmada a candidatura do deputado Marcelo Álvaro Antonio (PL) ao Senado. A decisão sobre as candidaturas para os cargos majoritários deverá ser tomada mais adiante pelo diretório nacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?