metropoles.com

Nova Zelândia, Austrália, Coreia do Sul e Japão encerram o 2º turno

Votação de moradores brasileiros nesses quatro países terminou durante a madrugada deste domingo (30/10) no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida de cabine de votação - urna eletronica
1 de 1 Imagem colorida de cabine de votação - urna eletronica - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A votação para presidente da República terminou em países como Nova Zelândia, Austrália, Coreia do Sul e Japão. À 1h deste domingo (30/10), sete horas antes do início do segundo turno no Brasil, o pleito se encerrou na Nova Zelândia; o mesmo ocorreu na Austrália, às 3h, e no Japão e na Coreia do Sul, ambas às 5h.

Eleitores brasileiros que moram no exterior só votam para presidente. O resultado oficial da apuração no exterior, assim como no Brasil, será divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral após as 17h (horário de Brasília), quando termina o pleito de 2022.

O segundo turno teve início oficialmente no sábado (29/10) em Wellington, capital da Nova Zelândia, 16h à frente do Brasil.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), a primeira seção para a segunda rodada de votação foi aberta por volta das 8h de domingo no horário local.

A zerésima, documento que tem a finalidade de comprovar a inexistência de votos computados nos equipamentos, foi emitida às 15h e, uma hora depois, os eleitores começam a digitar os números nas urnas. Há 2.951 mil cidadãos aptos a votar em território neozelandês, distribuídos em 4 seções.

A partir das 19h, começaram a votar os eleitores residentes na Austrália. Em seguida, vieram os do Japão e da Coreia do Sul. Também por causa do fuso horário, os últimos eleitores brasileiros no exterior começarão a votar a partir das 12h de domingo. São os que residem em San Francisco (EUA), Los Angeles (EUA) e Vancouver (Canadá).

O Código Eleitoral prevê, como condição para a criação de mesas de votação no exterior, o número mínimo de 30 eleitores. É responsabilidade das missões diplomáticas ou repartições consulares comunicar o horário e o local da votação aos eleitores votantes no exterior.

As seções eleitorais para o primeiro e o segundo turnos de votação funcionam nas sedes das embaixadas, em repartições consulares ou em locais em que existam serviços do governo brasileiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?