metropoles.com

Nova direção do Pros revoga candidatura de Pablo Marçal à Presidência

Em ata, direção reconduzida da legenda decidiu retirar o nome do coach da disputa para apoiar Lula no primeiro turno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
*****Foto-pablo-marçal
1 de 1 *****Foto-pablo-marçal - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Com poderes restituídos pela Justiça, a nova direção do Pros  decidiu na última sexta-feira (5/8) retirar a candidatura de Pablo Marçal (Pros) à Presidência da República para seguir no caminho defendido pelo fundador da legenda, Eurípedes Júnior, de levar o partido para o apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A decisão foi tomada de forma unânime pelos 29 membros do partido presentes à reunião. Nesta segunda-feira (8/8) o nome de Marçal ainda permanecia entre os pedidos de candidaturas registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A ata aprovou as seguintes deliberações: “a) revogação do lançamento do filiado Pablo Henrique Costa Marçal para o cargo de presidente da República; b) a revogação do lançamento da filiada Fátima Aparecida Santos de Souza (Pérola Negra) para o cargo de Vice-Presidente da República; c) a revogação da indicação dos advogados Andreive Ribeiro de Sousa e Tássio Renan Souza Botelho como representantes do Partido junto ao Tribunal Superior Eleitoral”. destaca o documento.

Marçal disse que pretende reverter a decisão da legenda junto ao TSE. “Eu continuarei candidato. Vamos reverter essa situação no TSE. Minha candidatura é um ato jurídico perfeito, numa convenção legítima e decidida de forma unânime”, disse ao Metrópoles.

“Se eu não conseguir resolver isso, não tenho capacidade de ser o presidente do Brasil”, enfatizou.

Disputa interna

Na última semana, a direção do Pros mudou de mãos por três vezes. Nesse domingo (7/8), a Justiça determinou que a ala liderada por Eurípedes Júnior retomasse o comando. Ele estava afastado devido a acusação de desvio de recursos do partido.

Marçal foi o primeiro presidenciável a pedir ao TSE o registro de sua candidatura após ter tido seu nome aprovado pela legenda, em meados de maio. O empresário se apresenta como “estrategista digital” e coach motivacional, mas ficou conhecido como “coach messiânico“.

Marçal tem uma legião de 2,1 milhões de seguidores no Instagram e 1,4 milhão de inscritos no YouTube e assegura que seus cursos atingem média mensal de 10 milhões de adesões.

Revezes

Os planos do coach, no entanto, passaram a sofrer revezes após a restituição da direção histórica do partido, no início de agosto. O fundador da legenda, Eurípedes Júnior, negociou o apoio à chapa Lula-Alckmin nas eleições de outubro. O anúncio foi feito durante uma reunião do partido com o núcleo duro da campanha do PT e PSB.

Na época, participaram do acordo Eurípedes, Felipe Espírito Santo, presidente da Fundação da Ordem Social, e Bruno Pena, advogado do partido. Representando o PT e o PSB, estavam Alckmin e Aloizio Mercadante, coordenador do programa de governo de Lula.

Confira a ata da reunião do Pros com a decisão de retirada da candidatura de Marçal:

Ata Pros Candidatura Marçal by Ana Flávia Castro on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?