No RJ, Lula tem 37,9% e Bolsonaro, 37,5%, aponta Paraná Pesquisas
Tanto na sondagem espontânea quanto na versão estimulada do levantamento, os dois candidatos aparecem com empate técnico
atualizado
Compartilhar notícia
Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas – que apura, no Rio de Janeiro, as intenções de voto para presidente da República nas eleições deste ano – mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 37,9%, enquanto Jair Bolsonaro (PL) tem 37,5%, na versão estimulada (em que os nomes são apresentados para os entrevistados), conforme divulgado nesta segunda-feira (6/6).
Como a margem estimada de erro é de 2,5%, o cenário constitui empate técnico entre os dois principais concorrentes.
Em seguida, foram citados Ciro Gomes (PDT), com 5,6%; André Janones (Avante), com 1,2%; Simone Tebet (MDB), com 1,1%. Completam a lista Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU), ambos com 0,5%; Felipe D’Avila (Novo), com 0,3%; Eymael (DC), com 0,2%; e Luciano Bivar (União Brasil), com 0,1%.
Ainda na estimulada, 5,5% não responderam ou não sabem em quem votar; 9,6% escolheram nenhum, nulo ou branco.
Já no levantamento espontâneo (quando não são apresentadas alternativas para os entrevistados), novo empate técnico entre Lula e Bolsonaro. O petista tem 26,8% contra 26,2% do atual presidente.
Aparecem em seguida: Ciro Gomes (PDT), com 1,6%; Simone Tebet (MDB), com 0,5%; Pablo Marçal (Pros) com 0,2%; André Janones (Avante), com 0,1%; e Felipe D’Avila (Novo), com 0,1%.
Como costuma acontecer nesse caso, aqueles que não sabem ou não responderam têm índice alto, de 36,2%. Já o número de quem disse que vai votar branco, nulo ou branco chega a 8,2%.
O levantamento do Paraná Pesquisas está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-09584/2022. Foram entrevistados 1.540 eleitores do estado do Rio de Janeiro, por meio de contato pessoal, entre 30 de maio e 2 de junho de 2022. O nível de confiança é de 95%, com margem estimada de erro de aproximadamente 2,5%.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.