No RJ, Bolsonaro fala em “casamento” com Congresso para aprovar pautas
O presidente afirmou estar alinhado com o novo Parlamento para aprovar propostas de “interesse da pátria”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), participou de ato de campanha nesta terça-feira (18/10), em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Durante discurso, o atual mandatário ressaltou estar alinhado, como em um casamento, com a nova formação do Congresso. Segundo ele, caso reeleito, irá aprovar propostas de “interesse da pátria”.
“Temos um novo parlamento. Uns eleitos, outros reeleitos. Muito mais de centro-direita. O terreno está soldado, está tudo pronto nesse casamento do Executivo com Legislativo [para] nós aprovarmos coisas de interesse da nossa pátria”, declarou a apoiadores.
O PL, do presidente Bolsonaro, foi o partido que elegeu a maior bancada no Congresso Nacional no último 2 de outubro. Sozinha, a legenda conquistou o maior número de parlamentares eleitos para a Câmara dos Deputados, com 99 cadeiras. O resultado se repetiu no Senado, com oito políticos eleitos pela sigla, que formará a maior bancada.
O ato no Rio de Janeiro contou com oração e execução do Hino Nacional, além de apoiadores trajados em sua maioria com verde e amarelo e bandeiras do Brasil. O governador do estado, Cláudio Castro (PL), o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson (PL), e o senador Flavio Bolsonaro (PL) foram alguns dos que estiveram presentes e discursaram antes do presidente.
O chefe do Executivo tenta ampliar a vantagem em São Gonçalo, terceiro maior colégio eleitoral do RJ, onde venceu com 50,09% dos votos válidos no primeiro turno. Em segundo lugar, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 42,40%.
Bolsonaro também relembrou o debate da Band do último domingo, e disse que o petista, a quem chamou de bandido, não respondeu sobre uma suposta ligação dele com Daniel Ortega, presidente da Nicarágua. “O bandido no debate não falou sobre o seu amigo Daniel Ortega. Que fecha igrejas, expulsa padres e prende freiras. O cara que não tem respeito pelas religiões, assim como o PT no Brasil.
É a segunda vez em menos de uma semana que o presidente participa de ato de campanha no Rio de Janeiro. Na sexta-feira (14/10), Bolsonaro reuniu apoiadores e aliados em Duque de Caxias.