No JN, Ciro apresenta “proposta de lei antiganância” para limpar nomes
Candidato à Presidência da República foi entrevistado, nesta terça-feira (23/8), em sabatina no Jornal Nacional
atualizado
Compartilhar notícia
O candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT), falou em entrevista ao Jornal Nacional nesta terça-feira (23/8) sobre um projeto de lei “inédito” que pretende implementar, caso vença as eleições de outubro.
Nomeada pelo pedetista como “lei antiganância”, a ideia é inspirada em uma legislação já em vigor na Inglaterra.
“Todo mundo do crédito pessoal, do cartão de crédito, do crédito especial, ao pagar duas vezes a dívida que tem, fica quitado por lei”, explicou o candidato, que também reconheceu a polêmica ao redor do projeto.
Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022
A proposta é semelhante a outra do pedetista, apresentada durante a campanha eleitoral de 2018 e batizada de Programa Nome Limpo. À época, Ciro dizia que, se eleito, o governo federal organizaria os devedores em grupos de 5 ou 10 pessoas em um sistema chamado “aval solidário”.
“Se uma pessoa do grupo não pagar a sua prestação, os outros membros se responsabilizam pelo pagamento”, dizia a cartilha feita pela campanha do candidato para explicar a ideia, que, segundo ele, ajudaria a limpar o nome dos brasileiros endividados no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e no Serasa.
Sabatinas no Jornal Nacional
Ciro Gomes foi o segundo entrevistado no Jornal Nacional entre os candidatos ao Palácio do Planalto nas eleições deste ano. Ele foi questionado pelos âncoras William Bonner e Renata Vasconcellos no estúdio montado exclusivamente para as entrevistas dos presidenciáveis.
A sabatina ocorre no primeiro bloco do telejornal e sem interrupções para intervalo comercial. As entrevistas têm 40 minutos de duração e são feitas ao vivo diretamente dos “Estúdios Globo”, anteriormente chamado de Projac, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
As datas e a ordem das entrevistas foram definidas por sorteio em 1º de agosto com representantes dos partidos dos presidenciáveis. Veja:
Segunda-feira (22/8): Jair Bolsonaro (PL)
Terça-feira (23/8): Ciro Gomes (PDT)
Quarta-feira (24/8): sem entrevista
Quinta-feira (25/8): Lula (PT)
Sexta-feira (26/8): Simone Tebet (MDB)