1 de 1 Braga Netto
- Foto: Igo Estrela/Metrópoles – 29/09/2021
Ao comentar a escolha do ex-ministro Walter Braga Netto como vice na chapa à reeleição de Jair Bolsonaro (PL), o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) disse que o presidente já possui uma base estabelecida entre os militares.
No domingo (26/6), em entrevista ao programa 4 por 4 no YouTube, Bolsonaro disse que vai anunciar “nos próximos dias” o general como vice.
“Eu acho que dentro do grupo militar o presidente já tem a base dele bem estabelecida, né? Acho que o Braga Netto é mais, vamos dizer assim, uma questão de que o presidente gosta do trabalho dele”, disse Mourão nesta segunda-feira (27/4), ao chegar a seu gabinete na Vice-Presidência.
10 imagens
1 de 10
A relação de Hamilton Mourão e Bolsonaro sempre foi conturbada. O general, na verdade, não foi a primeira, segunda ou terceira opção do mandatário para vice-presidente. Ele foi, na verdade, o quinto nome “escolhido” após pressão política
Igo Estrela/Metrópoles
2 de 10
Pressão essa que, por sinal, explica o motivo pelo qual o "casamento" dos dois nunca andou bem. Prova disso é o fato de o presidente não cogitar continuar com o atual vice para a próxima corrida eleitoral
Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 10
Por ter posicionamentos muitas vezes divergentes dos de Bolsonaro, Mourão já foi chamado pelo presidente como "cunhado que ele tem que aturar”
Igo Estrela/Metrópoles
4 de 10
Indo para o quarto ano do mandato presidencial, a distância entre o presidente e o vice está cada vez maior. Bolsonaro, inclusive, chegou a dizer que Mourão “atrapalha um pouco” o governo e que “vice bom é aquele que não aparece”
Isac Nóbrega/PR
5 de 10
Jair Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão
Hugo Barreto/Metrópoles
6 de 10
Entre diversas provocações feitas a Mourão, Carlos Bolsonaro, filho número 2 do presidente, chegou a insinuar em um twitter postado em 2020 que o vice-presidente conspira para derrubar o pai dele
Caio César/Câmara Municipal do Rio de Janeiro
7 de 10
No fim de 2020, Bolsonaro alfinetou Mourão afirmando que demitiria quem propusesse expropriação de terras como pena por crimes ambientais. O interessante é que a proposta era do Conselho da Amazônia, presidido pelo vice-presidente
Rafaela Felicciano/Metrópoles
8 de 10
Apesar das investidas negativas, Hamilton diz que “sente falta” de dialogar e de se reunir com o mandatário do país
Igo Estrela/Metrópoles
9 de 10
“Não há conversas seguidas entre nós. As conversas são bem esporádicas. Faz falta até para eu entender o que eu preciso fazer”, disse o vice-presidente
Rafaela Felicciano/Metrópoles
10 de 10
De acordo com especialistas, Mourão poderia ajudar Bolsonaro a manter o convívio com os poderes, mas o presidente insiste em deixar o vice distante
Alan Santos/PR
“Não me sinto chateado. O presidente ele tem o livre arbítrio de escolher quem ele acha mais apropriado para esse projeto de reeleição dele. E o Braga Netto vai agregar aí aquilo que ele acha que necessita”, afirmou o vice, que é pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul.
Braga Netto se movimentou com força nas últimas semanas para viabilizar seu nome, desde que o Centrão passou a insistir no nome da ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP-MS), que não queria a vaga. Tereza pretende disputar a cadeira de senadora pelo seu estado.
Questionado se a decisão de Bolsonaro configura uma derrota do Centrão, Mourão respondeu não saber se havia pressão do bloco por outra pessoa que não Braga Netto.
Braga Netto foi interventor federal no Rio de Janeiro em 2018. Ele chegou ao governo Bolsonaro em fevereiro de 2020, onde primeiramente exerceu o cargo de ministro-chefe da Casa Civil e, posteriormente, em março de 2021, assumiu o comando do Ministério da Defesa.
Enquanto ministro da Defesa, o general prestou esclarecimentos ao Congresso por assuntos pertinentes à pasta
Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 5
General Braga Netto
Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 5
Ex-ministro da Defesa, Braga Netto, e o presidente Jair Bolsonaro
Igo Estrela/Metrópoles
4 de 5
Ministro da Defesa, general Walter Souza Braga Netto
Igo Estrela/Metrópoles
5 de 5
Comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; da Marinha, almirante de esquadra Almir Garnier Santos; e da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Júnior
Igo Estrela/Metrópoles
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.
Quais assuntos você deseja receber?
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
3.
Configurações do site
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?