Alexandre de Moraes deseja “paz, segurança e consciência” nas eleições
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral vota em São Paulo e, depois, retorna ao Distrito Federal para acompanhar a apuração dos votos
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro Alexandre de Moraes, presidente de Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desejou “paz, segurança, consciência e esperança” neste domingo de eleições (30/10). A declaração do magistrado foi publicada nas redes sociais.
Moraes vota em São Paulo, no Colégio Madre Alix, zona oeste da capital paulista. Após a votação, ele deve retornar ao Distrito Federal para acompanhar a apuração dos votos no TSE.
Veja a publicação de Moraes:
Eleitoras e eleitores, um ótimo Domingo de eleições, com muita paz, segurança, consciência e esperança.
— Alexandre de Moraes (@alexandre) October 30, 2022
Pronunciamento de Moraes
Na noite de sábado (29/10), véspera do segundo turno das eleições, o ministro fez um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão. No discurso, Moraes convocou os eleitores às urnas.
“Eleitoras e eleitores, compareçam para votar. O comparecimento e o voto são os mais importantes instrumentos de cidadania para a construção de um país justo e igualitário”, disse.
O ministro lembrou que o transporte coletivo será de graça nas 27 unidades da Federação. A iniciativa, segundo ele, poderá reduzir o nível de abstenção no segundo turno, que ocorre neste domingo, das 8h às 17h, horário oficial de Brasília.
O magistrado ressaltou ainda que a “Justiça Eleitoral reforçou o treinamento e os procedimentos para que as filas que aconteceram em algumas seções eleitorais no primeiro turno não se repitam”.
Eleições 2022
Os brasileiros vão às urnas neste domingo (30/10) para o segundo turno das eleições presidenciais. Além da disputa pelo cargo de chefe da República, estão em jogo os comandos de 12 governos estaduais que não foram escolhidos em primeiro turno.
Os 156,4 milhões de eleitores aptos poderão votar entre 8h e 17h. Neste ano, todos os estados seguirão o horário de Brasília, o que vai impactar o planejamento de moradores do Acre e do Amazonas, que estão em fusos horários diferentes.
Para votar, é necessário que o eleitor apresente um documento oficial com foto, mesmo que vencido. Pode ser passaporte, Carteira de Identidade, de Motorista, de Reservista, de Trabalho e carteira de categoria profissional reconhecida por lei, como a da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).