metropoles.com

Moraes manda Telegram apagar grupos com mensagens de violência política

Segundo Moraes, presidente do TSE, grupos propagam “mensagens preconceituosas e intimidatórias, assim como a apologia a atos criminosos”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Alexandre de moraes durante sessão Solene destinada à entrega da medalha Grã-Cruz da Ordem do Congresso Nacional ao Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux
1 de 1 Alexandre de moraes durante sessão Solene destinada à entrega da medalha Grã-Cruz da Ordem do Congresso Nacional ao Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou, nessa sexta-feira (28/10), a exclusão de grupos que propagam informações falsas e violência política no Telegram.

De acordo com o ministro, os grupos “70 Milhões Eu Voto Em Bolsonaro Nova Direita” e “70 Milhões 2 Eu Voto Em Bolsonaro Nova Direita” contam com 180 mil integrantes e propagam “mensagens preconceituosas e intimidatórias, assim como fazem apologia a atos criminosos”.

Na decisão, o magistrado cita trechos de mensagens com teor xenofóbico e violento, inclusive contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Frases como “A vontade que eu tenho é de meter bala na cabeça do Xandão” e “Bando de baiano vagabundo” constam nos grupos.

A decisão do presidente do TSE atende pedido encaminhado pela Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE (AEED/TSE). No texto, Moraes ressaltou que a Lei das Eleições proíbe a “divulgação ou compartilhamento de fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados”.

“Tais afirmações não correspondem a legítimo exercício da liberdade de expressão, mas a comportamento abusivo e criminoso, incompatível com o regime democrático, seja porque não guardam conexão com a realidade, seja porque planejam comprometer a integridade e a natureza pacífica da competição eleitoral, transformando-a em um jogo sujo, sanguinário e conflituoso”, cita o ministro.

Moraes determinou que o Telegram exclua os grupos “imediatamente”, sob pena de R$ 100 mil por hora de descumprimento.

Veja a íntegra da decisão:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?